Por Rádio Catedral, com informações da Agência Brasil

Entrou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 28, o Pix por aproximação, uma nova modalidade que dispensa a necessidade de digitar senhas para concluir as transações. Inicialmente, a novidade está disponível apenas para celulares com sistema Android.
O funcionamento é simples: basta aproximar o celular da maquininha de cartão para efetuar o pagamento, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Para compras online, o processo também será mais rápido, permitindo a conclusão do pagamento com apenas um clique, sem necessidade de escanear códigos QR ou copiar e colar chaves Pix.
Para garantir segurança, há um limite de R$ 500 por transação. Os clientes podem configurar um valor menor para cada operação e também estabelecer um limite máximo de transações diárias.
O Pix por aproximação segue a tendência dos pagamentos por cartões sem contato, que já são amplamente utilizados no país. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) indicam que, em setembro do ano passado, 65% das transações presenciais foram feitas por aproximação.
A tecnologia vinha sendo testada por diversos bancos e instituições de pagamento. Além disso, 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para expandir essa funcionalidade.
Atualmente, apenas o Google Pay está registrado no Banco Central como iniciador de pagamento, o que significa que a novidade estará disponível apenas para dispositivos Android. Os bancos Bradesco e Banco do Brasil já oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos, e a expectativa é que outras instituições também passem a disponibilizar a funcionalidade a partir de hoje.
Comments