top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

PISM 2024 da UFJF bate recorde de inscrições e tem baixo número de ausências

Por Rádio Catedral


Campus UFJF | *Foto: UFJF.

Neste último fim de semana, dias 9 e 10 de dezembro, a cidade esteve movimentada por estudantes de diversas localidades que fizeram as provas do PISM – Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

A edição, segundo a Universidade, termina com o maior público já registrado pelo programa, com mais de 43.700 inscrições. As provas foram aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

 

O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, fez uma avaliação muito positiva dos dois dias de provas.



De acordo com o primeiro balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) após o último dia de prova, o número de ausências foi baixo, assim como no primeiro dia, como reforçou  Cassiano Caon Amorim.



No domingo, foram 5.891 estudantes faltosos, o que representa 13,47% do total de inscritos. O índice é semelhante ao registrado na edição de 2023, quando o programa contabilizou menos participantes (34.544 inscritos) e uma taxa de ausência no mesmo patamar (13,3%).

 

O candidato que não esteve presente em um dos dois dias de aplicação de provas está automaticamente excluído do concurso.

 

Nos dois dias, os portões foram fechados às 13h, conforme previsto no Edital, e as provas aplicadas entre 13h30 e 17h30.

 

Durante os dois dias de realização do PISM, candidatos e acompanhantes puderam contar com o apoio da equipe de recepção, que ficou posicionada nos locais de aplicação das provas, entre alunos, servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e profissionais terceirizados da UFJF.


Recursos


Pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deveriam ser protocolados, on-line, exclusivamente pelo candidato nesta segunda-feira, 11, para provas dos três módulos.

 

O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 19 de fevereiro de 2024, no site da Copese. Após a decisão final, não cabe recurso.

 

As notas das provas e o resultado final do Módulo III serão divulgados em 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2024, respectivamente.

 

Já as notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024. O resultado final dos exames ficará disponível em 5 de abril de 2024. As informações serão disponibilizadas no site da Copese, ainda conforme divulgado pela UFJF.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page