Pesquisa revela que 82% dos tutores brasileiros acreditam que os benefícios emocionais de ter um pet vale investimento financeiro
- Radio Catedral

- 2 de out.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

82% dos tutores brasileiros acreditam que os benefícios emocionais de ter um pet vale todo investimento financeiro, revela pesquisa Serasa Os pets deixaram de ser apenas animais de estimação e passaram a ocupar um lugar especial como verdadeiros membros da família. De acordo com estudo inédito da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 65% dos tutores brasileiros estão dispostos a investir o que for preciso com seus pets e 52% dizem já ter priorizado o orçamento do animal em relação a outras necessidades pessoais.
Os dados também revelam que 8 em cada 10 tutores acreditam que os benefícios emocionais de ter um animal de estimação compensam os custos envolvidos, reforçando o valor afetivo dessa relação. Quando perguntados sobre a renda mensal, 56% dos tutores investem até R$ 300 por mês com seus pets. Já para 48%, o valor para cuidar de seus companheiros equivale a até 5% da renda mensal, enquanto 31% chegam a investir entre 6% e 10% de sua renda. No entanto, 40% dos tutores dividem as despesas com outras pessoas, mostrando que o cuidado com os animais muitas vezes é um compromisso compartilhado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de agosto a 8 de setembro de 2025, com 1.618 entrevistas online em todo o Brasil. Margem de erro de 2,4 pontos percentuais.
Em busca de ajudar os tutores a se planejarem financeiramente a Serasa criou o Guia Pets, que traz dicas práticas de como se organizar financeiramente para com esse membro da família.









Comentários