Pesquisa da Serasa aponta que gastos com futebol pesam no bolso de 61% dos brasileiros
- Radio Catedral

- 17 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O futebol continua sendo a maior paixão nacional, mas está pesando no bolso de muitos torcedores. Uma pesquisa inédita da Serasa revelou que 61% dos brasileiros já sentem no orçamento os impactos dos gastos com o esporte.
As camisas oficiais dos times seguem no topo da lista: 71% dos entrevistados afirmaram gastar com elas. Na sequência, vêm os produtos licenciados, ingressos para os jogos e serviços de streaming ou pay-per-view.
Apesar da paixão, o estádio tem se tornado um luxo. Para 61% dos torcedores, assistir a uma partida presencialmente está fora da realidade financeira. Resultado: só 23% ainda veem seu time de perto. A maioria acompanha as partidas pela TV aberta (75%), fechada (55%), YouTube (42%) e plataformas de streaming (31%).
A pesquisa mostra também que 81% dos torcedores gastam com futebol todos os meses. E o envolvimento vai além do bolso: para 66% das pessoas, o futebol influencia diretamente no humor, e para 30%, a influência é alta.
O levantamento ainda destaca o aumento da presença feminina nos estádios, que já se aproxima da masculina, e o engajamento da geração Z, os mais jovens, que lideram o comparecimento às arquibancadas.
Realizada em junho de 2025 pelo Instituto Opinion Box, a pesquisa ouviu quase 3 mil pessoas em todo o país. A Serasa destaca o papel social do esporte, considerado por quase metade dos entrevistados como um importante aproximador de pessoas.









Comentários