top of page

Pesquisa aponta que apenas 30% dos filhos pretendem dar presentes no Dia dos Pais

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 8 de ago.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Neste ano de 2025, o Dia dos Pais pode não movimentar tanto o comércio quanto em datas anteriores. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, apenas 32% dos filhos pretendem comprar presentes para a data. O levantamento ouviu mais de 1.700 pessoas em todo o Brasil e revelou que metade dos entrevistados considera o Dia dos Pais apenas mais uma comemoração no calendário.


Entre os que vão presentear, roupas e calçados são os itens preferidos, escolhidos por 40% dos consumidores. E o valor do presente também chama atenção: 44% afirmam que pretendem gastar entre 101 e 300 reais, enquanto 25% devem investir mais de 300 reais.


Apesar da queda no interesse dos filhos, 37% dos pais ainda mantêm a expectativa de receber um presente.


O estudo também explorou o relacionamento financeiro entre pais e filhos. De acordo com os dados, 51% dos pais já precisaram pedir empréstimo para cobrir despesas com os filhos. Por outro lado, 75% afirmam conversar abertamente sobre dinheiro e finanças com os filhos, e 38% desejam deixar como legado a liberdade financeira – superando inclusive o desejo de deixar bens ou patrimônio.


Para o especialista da Serasa em educação financeira, Fernando Gambaro, o Dia dos Pais pode ser um momento importante para reforçar o diálogo não só sobre carinho, mas também sobre responsabilidade e planejamento financeiro.



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page