top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Pentecostes: Missa na Catedral marca aniversário de 170 anos desta igreja e de Juiz de Fora

Por Fabíola Castro*

*Foto: Danielle Quinelato

Na manhã do domingo (31), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa da Solenidade de Pentecostes na Catedral de Juiz de Fora. A celebração marcou ainda o aniversário de 170 anos da Paróquia Santo Antônio, sede desta Igreja Particular e também da cidade de Juiz de Fora.


A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelos Vigários Paroquiais, Monsenhor Luiz Carlos de Paula e os padres Danilo Celso de Castro, Antônio Pereira Gaio e Luiz Carlos Vitório. Os diáconos permanentes Antônio e Waldeci também estavam presentes.


Ainda por conta do distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, a Missa foi sem a presença dos fiéis, sendo transmitida pela Rádio Catedral e WebTV A Voz Católica.


Dom Gil destacou a celebração de Pentecostes no mesmo dia em que se encerrou o mês dedicado à Nossa Senhora.

Pentecostes marca, conforme explicou Dom Gil, o nascimento da Igreja.

Na celebração desse domingo, após a comunhão, o Arcebispo foi até a porta da igreja, de onde abençoou, com o Santíssimo Sacramento, o município de Juiz de Fora. A cidade, assim como a Paróquia Santo Antônio foram fundadas em 31 de maio de 1850.

Dom Gil lembrou que Santo Antônio está sempre no centro da história de Juiz de Fora.

Para o Administrador da Catedral, Padre Anchieta, é uma alegria celebrar esses dois momentos importantes, o aniversário da Igreja que ele administra e conduz atualmente e também da cidade que o acolheu.

Na celebração desse domingo da Solenidade de Pentecostes, após breve momento de adoração, o Círio Pascal foi apagado, simbolizando o fim do Tempo Pascal.


Mês do padroeiro e do Coração de Jesus


O Pastor da Igreja Particular de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembrou ainda do início do mês de junho dedicado a Santo Antônio, que neste ano de 2020, precisará ser celebrado de uma forma diferente.

Dentro da Trezena de Santo Antônio, temos ainda a celebração de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 11, e todo o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Padre Anchieta comentou sobre a preparação da Festa de Santo Antônio.



*Sonoras: Danielle Quinelato

20 visualizações0 comentário
bottom of page