top of page

'Pela ciência, a gente não consegue explicar as virtudes da Lola, só pela fé', diz médico que a acompanhou nos últimos anos de vida

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 6 horas
  • 4 min de leitura

Por Rádio Catedral com informações da Arquidioceses de Juiz de Fora e de Mariana


Imagem: Prefeitura de Rio Pomba
Imagem: Prefeitura de Rio Pomba

Vários mineiros da Zona da Mata dedicam orações pela beatificação de Floripes Dornelas de Jesus – a Lola. Ela foi declarada Serva de Deus há 25 anos e desde então muitos que a conheceram aguardam pelos próximos passos.


Fé, oração e devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Nascida em 1911, em Mercês, Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, mudou-se ainda criança para Rio Pomba, onde toda a sua trajetória de fé se consolidou. Aos 16 anos, após cair de uma árvore, sofreu uma grave lesão na coluna que a deixou tetraplégica.


Mesmo diante das limitações físicas, destacou-se pela fé intensa e pela vida de profunda oração. Relatos de peregrinos, religiosos e familiares afirmam que Lola adquiriu o hábito de comungar diariamente e, com o tempo, teria passado a se alimentar exclusivamente da hóstia consagrada. Também há narrativas de que ela quase não dormia e permanecia longas horas em contemplação diante do sacrário instalado em seu quarto – elementos que despertaram forte devoção popular e interesse religioso.


Acamada, viveu mais de oito décadas na mesma casa, recebendo fiéis, padres e pessoas que buscavam consolo espiritual. Histórias de quase morte, visões espirituais e previsões também cercam sua trajetória, reforçando a fama de santidade construída ao longo do século XX. Faleceu em 1999, aos 88 anos. Além disso, muitas pessoas relatam ter recebido graças, curas e sinais atribuídos à sua intercessão.


Imagem: Prefeitura de Rio Pomba
Imagem: Prefeitura de Rio Pomba


"O que a ciência não explica, é Deus"

O médico geriatra de Barbacena Cláudio José Coelho Bomtempo, acompanhou os últimos anos de vida de Lola. Ele participou da última reunião do Clero em 2025 para falar sobre a trajetória da Serva de Deus sob perspectiva médica e espiritual, destacando a interação entre fé e ciência. Segundo ele, o testemunho de Lola vai além das demonstrações físicas.




Dr Cláudio Bomtempo contou como a convivência com Lola mudou a vida dele, de uma pessoa que não acreditava para alguém que sabe as razões pelas quais acreditar com consciência.




Segundo o médico Cláudio Bomtempo, a vivência espiritual de Lola deixou sementes que indicam que Deus explica o que a ciência ainda não consegue entender.



Dr. Cláudio Bomtempo na última reunião do Clero de Juiz de Fora em 2025 Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora
Dr. Cláudio Bomtempo na última reunião do Clero de Juiz de Fora em 2025 Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Processo detalhado para Beatificação

O processo de beatificação de Lola foi autorizado em 2005, a pedido de Dom Luciano Mendes de Almeida, então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Contudo, segundo o atual postulador, Pe. Rodney Reis, o processo não avançou.


A Arquidiocese de Mariana, responsável pela paróquia de Rio Pomba e pelo encaminhamento da causa, explicou que o andamento do processo de beatificação depende diretamente da comprovação de um milagre reconhecido pela Igreja – etapa determinante nos casos de candidatos a santos.


Antes de ser proclamada Beata, a pessoa deve ter suas virtudes heroicas reconhecidas e um milagre comprovado cientificamente como inexplicável. No caso de Lola, o processo está sendo iniciado com base no critério das Virtudes Heroicas, reservado a pessoas que viveram de forma extraordinária virtudes como fé, esperança, caridade, prudência e temperança. A beatificação ocorre em três etapas, sendo elas: fama de santidade, reconhecimento do venerável e comprovação do milagre.



Quando for autorizada, será instalada a Fase Diocesana para investigar a Fama de Santidade, quando o Tribunal Eclesiástico local realiza uma investigação formal sobre a vida da candidata. São colhidos testemunhos, documentos, relatos de peregrinos e escritos que comprovem que ela viveu de modo exemplar.


A fase seguinte é Reconhecimento do Venerável. Após a conclusão da etapa local, o processo segue para o Vaticano, onde teólogos e cardeais do Dicastério para as Causas dos Santos avaliam se a pessoa viveu as virtudes cristãs em grau heroico. Se reconhecida, recebe o título de Venerável.


Em seguida, é a comprovação do milagre, a etapa mais criteriosa, em que médicos e cientistas analisam um suposto milagre, verificando se ele foge completamente das explicações naturais. A partir daí, teólogos examinam se o evento pode ser atribuído à intercessão direta da Serva de Deus. Só então a beatificação pode ser proclamada.


A causa de beatificação depende de procedimentos canônicos rigorosos, mas especialistas ressaltam que a participação dos fiéis é parte fundamental desse caminho, por causa da persistência da devoção popular, da fama de santidade que permanece viva e, sobretudo, da oração.


A Arquidiocese de Mariana e sacerdotes próximos à história de Lola lembram que comunidades podem contribuir de modo espiritual e concreto: rezando pela causa, pedindo graças por intercessão da Serva de Deus e registrando possíveis testemunhos de favores alcançados.  No caso de Lola, materiais históricos e relatos preservados em Juiz de Fora podem, futuramente, auxiliar o processo.Esses relatos, quando documentados, poderão futuramente auxiliar nas etapas de avaliação da Fase Diocesana ou mesmo na análise de um possível milagre.


Oração para beatificação

“Deus Pai, que revelastes as maravilhas do Reino aos pequeninos, nós vos agradecemos pelos tesouros de virtude e sabedoria que em vida concedestes a Vossa filha Florípes Dornelas de Jesus, Lola. Nós Vos pedimos, pela força do Vosso Espírito, exaltai sua humildade elevando Vossa fiel serva à honra dos altares. Concedei-nos a graça da oração e total confiança no Sagrado Coração de Vosso Filho, e na proteção materna de Maria, para que um maior número de pessoas possa tê-la como intercessora e modelo de vida cristã. Amém.”


Leia também





Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page