Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Pastoral do Surdo celebra Setembro Azul

Por Fabíola Castro


A Pastoral do Surdo Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier da Arquidiocese de Juiz de Fora, promove evento para celebrar o Setembro Azul, no próximo sábado, dia 28, das 8h às 16h, no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora.


Neste mês, a comunidade surda comemora datas importantes que tem como objetivo dar visibilidade a esse público e reforçar a necessidade de discutir e promover a inclusão dessa população nos diversos setores da sociedade. O Dia Nacional do Surdo é lembrado nesta quinta-feira, 26 de setembro, e está relacionado à criação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), localizado no Rio de Janeiro. Há também o Dia Mundial do Surdo e do tradutor intérprete, celebrado no dia 30, além do Dia Mundial da Língua de Sinais, que foi lembrado em 23 de setembro.


Na programação de atividades para o evento estão incluídas palestras, debates, oficinas, como comenta a coordenadora da Pastoral do Surdo, Flora Teixeira.

O link para a ficha de inscrição pode ser acessado clicando aqui.


O encontro será todo traduzido em libras, como comenta Flora Teixeira.

Flora explica como surgiu a celebração com os surdos, que é mundial, e no Brasil é lembrada em setembro.

De acordo com a coordenadora da Pastoral do Surdo, Flora Teixeira, em Juiz de Fora, é feito um trabalho muito grande de inclusão do sujeito surdo.

As missas com tradução em libras acontecem todo domingo às 19h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida, 120 – Bairro Nossa Senhora Aparecida.


Para Flora Teixeira a prioridade de todo trabalho realizado é a conscientização para a inclusão das pessoas surdas.

Para os participantes do evento comemorativo do Setembro Azul da Pastoral do Surdo será emitido certificado. O Seminário Santo Antônio fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 - Alto dos Passos.