top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Parques da Lajinha e Municipal, em Juiz de Fora, oferecem passeios guiados a visitantes

Por Roberta Oliveira

Parque da Lajinha Foto: Carlos Mendonça/PJF

Quem for visitar o Parque da Lajinha ou o Parque Municipal podem optar por um passeio guiado ou orientado em Juiz de Fora. A ação é gratuita, precisa de agendamento prévio e está aberta não apenas às escolas públicas e particulares, mas a todo público.

Parque da Lajinha


No Parque da Lajinha, a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) orienta que o agendamento seja feito com no mínimo com uma semana de antecedência pelo e-mail parquedalajinha@pjf.mg.gov.br.


A possibilidade de realização é nos turnos da manhã e da tarde entre terças-feiras e domingos. É necessário que os grupos tenham ao menos dez pessoas e se forem de escola para turmas a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental.


Localizado na Zona Sul do município, o Parque ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha, desapropriada em 1978. Durante a visita, os frequentadores irão conhecer a história e as curiosidades do local, além de percorrem uma trilha ecológica acompanhados por uma profissional.


Os solicitantes das visitas orientadas também podem agendar com antecedência os ingressos para o pedalinho presente no local. É recomendado que os participantes usem roupas confortáveis, calçados fechados, e que tragam repelente, protetor solar e água. Os piqueniques também podem ser realizados pelos grupos sem necessidade de agendamento prévio.


Quem quiser outras informações sobre a visita orientada no Parque da Lajinha deve ligar para a Supervisão de Sustentabilidade e Educação Ambiental no telefone (32) 3690-7771.



Parque Municipal Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Parque Municipal

No Parque Municipal, o agendamento deve ser feito com cinco dias de antecedência pelo telefone (32) 3690-3655 ou pelo e-mail parquemunicipaljf@gmail.com. Os horários serão de terça à sexta-feira, às 9h e 14h; e aos sábados, às 9h.


O local oferece natureza exuberante para os usuários, com fauna e flora extensa. A Visita Guiada poderá ser feita por escolas, faculdades, turistas, instituições ou visitantes em geral, com grupos a partir de cinco pessoas.


Os grupos também podem utilizar toda estrutura do parque, antes ou depois da visita, que possui quatro campos de futebol, quatro quadras, um ginásio poliesportivo coberto, um parque infantil, instalações de churrasqueiras, além de estacionamento, áreas arborizadas.


O objetivo é incentivar a preservação do Meio Ambiente, por meio da Educação Ambiental, e desenvolver também atividades de lazer e contato com a natureza em roteiros adaptados de acordo com as necessidades de cada grupo. Os trabalhos são realizados pelos profissionais de Turismo que atuam no Parque Municipal.


Inaugurado em outubro do ano passado, o Parque Municipal fica na Rua do Contorno, 8, no bairro Nova Califórnia.




60 visualizações0 comentário
bottom of page