top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Parque Estadual do Ibitipoca celebra 50 anos

*Por Rádio Catedral com informações de Agência Minas

*Foto: Amilton Fortes


O Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, o mais visitado de Minas, completa 50 anos de existência em 2023 e, para celebrar meio século de existência, os responsáveis por esse patrimônio natural organizaram uma programação especial aberta ao público. A série de eventos será realizada nesta terça-feira (4), próximo ao restaurante do parque, com a presença de autoridades ambientais, bolo de aniversário e homenagens a 50 personalidades que fazem parte dessa história.

Às 9h, aconteceu uma Santa Missa em ação de graças. Já a solenidade em recordação ao aniversário será a partir das 13h30 e contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representantes do Ministério Público e da Polícia Militar de Meio Ambiente, além de prefeitos da região, representantes da comunidade local, moradores, pesquisadores, ambientalistas e antigos gestores da unidade.

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, a 70 quilômetros de Juiz de Fora. O espaço, que fica próximo à Serra da Mantiqueira, é o mais visitado entre as unidades de conservação de Minas Gerais. Por ano, são cerca de 90 mil visitantes, com limite de mil por dia. Já foi considerado o terceiro melhor parque da América Latina, devido à estrutura e aos atrativos.


A comunidade de Conceição de Ibitipoca tem pouco mais de mil habitantes e a principal fonte de renda é o turismo que vem da busca pelo parque, criado em 1973. O parque é uma reserva florestal de 1.488 hectares, e tem altitudes entre 1.200 e 1.784 metros, com predomínio de campos ferruginosos e bioma de Mata Atlântica.


Em dezembro do ano passado, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a empresa privada Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura assinaram o contrato de concessão de uso dos parques do Ibitipoca e Itacolomi pelos próximos 30 anos. A concessão viabilizará investimento de cerca de R$ 15 milhões ao longo dos próximos seis anos, conforme projeto estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a empresa será responsável pela requalificação, modernização e operação dos parques e na aplicação dos recursos para a implantação, manutenção e reforma de infraestruturas, como, por exemplo, centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes.

A expectativa é que a Cachoeira da Pedra Quadrada seja a primeira a ser reaberta para a visitação. Já a Cachoeira das Fadas, que há tempos está fechada, passará por ações para que tenha estrutura para receber visitantes com segurança. Em relação ao novo acesso ao parque, será uma portaria a ser implantada na face norte, que vai passar pela Comunidade dos Moreiras, distrito de Santa Rita do Ibitipoca. Este acesso permitirá a realização de travessia, entrando por uma portaria e saindo pela outra.

Caberá ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) a gestão administrativa da unidade, mantendo a responsabilidade pelas ações de conservação ambiental, fomento a pesquisas, educação ambiental, prevenção e combate aos incêndios, além da gestão do contrato de concessão, o monitoramento e a fiscalização do desempenho do parceiro privado.

5 visualizações0 comentário
bottom of page