top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Parceria entre Ascomcer e Saúde para Todos oferece exames preventivos mensais gratuitos para mulheres em Juiz de Fora

Serão 60 vagas mensais para consultas e exames com foco principalmente na prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. O agendamento deve ser feito

por meio do whatsapp.



Por Fabíola Castro


Em Juiz de Fora o Instituto Assistencial Plurividas se uniu à Ascomcer para oferecer 60 exames ginecológicos mensais, sem custo, às pacientes da instituição que tem 98% dos atendimentos realizados através do Sistema único de Saúde (SUS) e também a outras mulheres interessadas.

 

O projeto “Saúde para todos”, do Plurividas conta com um ônibus especial para fazer os atendimentos de forma móvel, atuando em vários pontos da cidade e, nesse caso da parceria com a Ascomcer, será uma vez por mês em frente ao Hospital, onde serão oferecidos atendimentos médicos ginecológicos com realização de exame preventivo e encaminhamento para a mamografia, se necessário, e/ou outros exames complementares para a saúde da mulher. O foco do projeto é principalmente a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

 

O médico ginecologista do Plurividas, Dr. Vinícius Mantini, em entrevista para o quadro Bendita Saúde desta terça-feira (6), explicou sobre o projeto e essas doenças, além da necessidade da prevenção.


Confira:

 

Qual o objetivo dessa parceria com a Ascomcer, como surgiu a iniciativa?



 

O que são os projetos “Saúde para todos” e Plurividas?

 


 

O que vai ser oferecido e de que forma? Quem poderá ter acesso?



 

A primeira ação de 2024 já foi realizada na última semana e como será ao longo do ano?

 


 

O câncer de colo de útero e de mama são dois dos tipos que mais atingem as mulheres no Brasil?

 


 

Diante dessas estatísticas, é indiscutível a importância dessas ações que vêm trazer mais cuidados e acesso às mulheres, principalmente no que diz respeito à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz?



 

Sobre o câncer de colo do útero e de mama, como essas doenças se caracterizam?

 


 

É importante o rastreio antes de sintomas aparecerem, mas a quais sinais a mulher deve ficar atenta e buscar atendimento?

 


 

O rastreio é uma forma de prevenção, mas hábitos de vida e outras ações são importantes nesse processo?

 


 

No caso e a partir do diagnóstico positivo, como se dão os tratamentos?

 


 

A assessora de comunicação da Ascomcer, Sara Telado, também fala dessa parceria do hospital com o Instituto Plurividas na expansão do atendimento às mulheres.



Além desse projeto, a Ascomcer realiza um trabalho muito importante de prevenção e tratamento ao câncer e como destaca a assessora de comunicação, Sara Telado, essas ações vêm fortalecer esse objetivo.




As ações do projeto “Saúde para todos” que serão mensais ao longo desse ano serão divulgadas também mensalmente no site e redes sociais da Ascomcer e também do Instituto Plurividas. Os primeiros atendimentos já foram realizados na última sexta-feira, 2 de fevereiro, em frente ao Hospital, que fica na Avenida Itamar Franco, nº 3.500. O período de atendimento é de 8h às 12h e de 13h às 17h.


Reforçando que as pacientes interessadas devem realizar o agendamento dos exames diretamente com o Instituto, através do WhatsApp (32) 9 9865-9108.


Muito importante o que Dr. Vinicius falou sobre o comparecimento. Se você agendou procure ir no dia marcado, é pelo bem da sua saúde, se não puder tente desmarcar com antecedência, porque com certeza tantas outras mulheres precisariam estar ali nessa consulta também.

15 visualizações0 comentário
bottom of page