• Radio Catedral

Paróquias realizam novena em preparação à festa de Nossa Senhora da Glória

Atualizado: Ago 10



No dia 16 de agosto, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Maria, fato proclamado como dogma de fé, pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, definindo que “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”


Esta devoção à Virgem Santíssima deu origem a diversas denominações, tais como Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Assunção e Santa Maria Eterna. Esses títulos dão nome a paróquias e comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, que prepararam programações especiais, neste ano de uma forma diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais ou realizadas, onde é já possível, com número reduzido de fiéis.


Em Juiz de Fora, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Morro da Glória, a Novena que prepara a festa da padroeira irá de 7 a 15 de agosto. O pároco, Padre Edson Alves da Costa, CSsR, pelas redes sociais fez um convite a todos para que vivam esse momento festivo.

Ainda para o dia da festa, no domingo, dia 16 de agosto, Padre Edson convida os paroquianos a um gesto concreto.

No dia 14 de agosto, sexta-feira, a Santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.


O livreto com as reflexões e cantos para cada dia da Novena pode ser baixado no site da paróquia. Já o formato impresso está disponível na secretaria paroquial, de 8h às 12h e de 13h às 16h30, por R$ 4. As celebrações poderão ser acompanhadas pelo canal do YouTube Paróquia da Glória.


No interior da Arquidiocese, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Santos Dumont (MG), a Novena começa nesta sexta-feira, dia 7, e irá até 15 de agosto, como comenta o Pároco, Padre Celso Mendes de Campos.

No dia 16 de agosto, domingo da Solenidade de Nossa Senhora da Glória, haverá Missas às 9h30, 16h e 19h, a Missa Solene. Às 11h, acontecerá um cortejo com a imagem da padroeira pelas ruas do Bairro da Glória.

As celebrações poderão ser acompanhadas pelo Facebook da paróquia e também pelo Facebook do Grupo SPC. As pessoas que quiserem participar presencialmente das missas devem entrar em contato pelos telefones (32) 3252-0164 ou (32) 98813-6708.


E ainda no interior, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Simão Pereira (MG) iniciou na quinta-feira, dia 6, a Novena que segue até 14 de agosto, com Missas às 19h.


A festa em memória de Nossa Senhora da Glória será celebrada em 15 de agosto, com a seguinte programação: 8h – Terço Mariano; 12h – Ângelus; 15h – Missa no adro da Igreja Matriz; e às 16h – Carreata com a imagem da Padroeira. As celebrações serão transmitidas pelo Facebook da paróquia.


Comunidade Santa Maria Eterna – Humaitá (pertencente à Paróquia São Sebastião) - Juiz de Fora

A Comunidade Santa Maria Eterna iniciou a novena que prepara a festa da padroeira nesta quinta-feira, dia 6. As celebrações seguem até 14 de agosto, sempre às 19h30, com a Santa Missa. Após a Missa de encerramento da novena, haverá um cortejo com a imagem centenária de Santa Maria Eterna pelas ruas centrais da comunidade.


No dia 15 de agosto a programação será da seguinte forma: 6h – Repique de sinos; 12h – Repique de sinos e saída da imagem da Padroeira para a porta principal da igreja, onde ficará exposta para oração dos fiéis; 16h – Missa em honra a Santa Maria Eterna e aos santos de devoção da paróquia: São José, São Benedito e São Sebastião. No início da celebração haverá a subida da imagem centenária ao seu trono. Às 20h acontecerá a Live “Mãe Eterna Sertaneja” pelo YouTube Plantão Humaitá, com a participação do Coral Santa Maria Eterna.


No dia 16 de agosto (domingo), Solenidade de Assunção de Nossa Senhora, haverá às 7h – Alvorada Festiva com a Banda Nossa Senhora de Lourdes. A imagem réplica da padroeira ficará exposta na porta central da igreja até 11h para orações. Das 11h às 14h – Almoço Delivery da Mãe Eterna. O cartão pode ser adquirido com os agentes de pastoral a R$ 15. Às 13h30 – Carreata em louvor a Santa Maria Eterna, seguida de homenagem à Padroeira e bênção dos veículos. Às 18h – Missa Solene. E ás 19h30 – Queima de Fogos encerrando os festejos.


As celebrações serão transmitidas pelo Facebook da comunidade.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .