top of page

Paróquias da Arquidiocese realizam transmissões de Missas pela internet

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 20 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de mar. de 2020


*Foto: Site Diocese São José dos Campos

As paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora já começaram a se adaptar às determinações do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que, em consonância com a Igreja no Brasil e atendendo às orientações das autoridades de saúde, suspendeu a realização de todas as missas com a participação do povo. A atitude foi tomada por conta do crescente perigo de contaminação com o novo coronavírus (Covid-19).


Muitas comunidades já realizaram, na quinta-feira (19), transmissões de celebrações pela internet utilizando suas redes sociais. Essa postura se repetirá durante o fim de semana e nos próximos dias, até que haja determinação indicando o fim da medida. Além de possibilitar aos fiéis acompanharem as Celebrações pela internet, as paróquias estarão abertas para distribuição da Eucaristia. O fiel que quiser comungar deve entrar em contato com a igreja mais próxima de sua residência para saber os horários.


No entanto, vale destacar que a principal indicação neste momento é de que todos permaneçam em casa, sobretudo aquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco: idosos, hipertensos e diabéticos. O Arcebispo dispensou os fiéis do preceito sagrado de participar da Missa Dominical enquanto durar o perigo de contágio.


Confira os horários das transmissões por paróquias de Juiz de Fora e do interior:


Catedral Metropolitana – Centro Todos os dias, às 12h e 19h, transmissões pela WebTV “A Voz Católica”


Paróquia Bom Pastor – Bom Pastor Todos os dias, às 19h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia Nossa Senhor de Fátima - Barbosa Lage

Santa Missa todos os dias às 18h, pelo facebook do Padre "Expedito Lopes"


Paróquia Nossa Senhora do Líbano – Grajaú Aos domingos, às 9h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Jardim Esperança Aos domingos, às 10h, pelo Facebook da paróquia Às terças-feiras, às 19h,  pelo Facebook da paróquia


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Monte Castelo Todos os dias, às 19h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia Sagrado Coração de Jesus Bairu

Santa Missa transmitida diretamente da Capela São Padre Pio, todos os dias às 19h, pelo facebook da paróquia

Todas as quintas-feiras - enquanto durar o período de isolamento social - transmissão da Adoração ao Santíssimo das 16h e 18h.


Paróquia Sant’Ana – Vila Ideal Aos sábados, às 18h, pelo Instagram e Facebook da paróquia


Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia Todos os dias, às 17h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia Santa Rita de Cássia – Bonfim

Segunda, terça e sexta - 19h

Quarta - 19h30 - Missa de São Judas Tadeu - pelo facebook do Padre Erélis Camilo

Quinta - 7h Sábado às 18h Domingo às 8h

Todas pelo Facebook da paróquia


Paróquia Santa Teresinha – Santa Terezinha Aos domingos, às 18h, pelo Instagram e Facebook da paróquia


Paróquia São José – Costa Carvalho De segunda-feira a sábado, às 19h, pelo Instagram e Facebook de Padre Pierre Maurício Aos domingos, às 11h, pelo Instagram e Facebook de Padre Pierre Maurício


Paróquia São Pedro – São Pedro Aos domingos, às 18h, pelo Instagram e Facebook da paróquia


Paróquia São Pio X – Ipiranga De segunda-feira a sábado, às 19h, pelo Facebook da paróquia Aos domingos, às 9h e 17h, pelo Facebook da paróquia


Paróquias São Sebastião e Nossa Senhora das Estradas – Barreira do Triunfo e Igrejinha Aos domingos, às 18h, pelo Facebook da Paróquia São Sebastião


Paróquia Santo Antônio – Goianá/MG Às quintas-feiras, às  19h, pelo Instagram e Facebook da paróquia


Paróquia São Joaquim e Sant’Ana – Santos Dumont/MG Todos os dias, às 19h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG Todos os dias, às 8h, pelo Facebook da paróquia


Paróquia São Vicente de Paulo – Coronel Pacheco/MG Aos sábados, às 19h, pelo Facebook da paróquia Aos domingos, às 8h, pelo Facebook da paróquia


Santuário Basílica Senhor Bom Jesus do Livramento

Missas todos os dias às 19h, pelo facebook Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento e aos domigos às 10h pelo youtube "SBJL Webtv.


Como assistir às missas pela internet ou televisão?


Acompanhar Celebrações Eucarísticas pela televisão ou internet causa entranhamento para muitas pessoas; muitas não sabem ao certo como se comportar. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, explica que a postura dentro de casa deve ser semelhante à das celebrações nas igrejas. “Quero pedir a todos que acompanhem a missa pela televisão não como um programa, mas como um ato propriamente litúrgico. Portanto, tenha a postura de silêncio e de respeito; de estar em pé, sentado ou de joelhos nos momentos corretos. Ouvir com atenção a Palavra de Deus também é muito importante.”


O indicado é que durante a transmissão da Santa Missa o ambiente esteja silencioso e que, se possível, tenha um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora e uma vela. Não há dúvidas de que nada se compara com a Comunhão Sacramental, mas a comunhão espiritual – dizendo ao Senhor o quanto gostaríamos de recebê-Lo – é um meio para estimular a alma a unir-se ainda mais a Jesus.


*Fonte: Assessoria Arquidiocese de Juiz de Fora


Comentarios


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page