• Radio Catedral

Paróquia São Pedro, em Juiz de Fora, prepara festa do Padroeiro

Por Fabíola Castro

*Foto: Facebook Paróquia São Pedro JF.

No próximo dia 29 de junho, é celebrada festa de São Pedro e São Paulo. Em Juiz de Fora, há uma paróquia dedicada a um desses santos, o primeiro Papa da Igreja Católica, que está localizada no bairro que também leva o nome do padroeiro, São Pedro. A festividade é tradicional na região da Cidade Alta há mais de 120 anos. Em 2021, em mais um ano de pandemia, a festa precisou ser adaptada à realidade do momento diante da necessidade do distanciamento social. Não haverá funcionamento de barraquinhas ou drive thru.


O Vigário Paroquial, Padre Kayo Cerqueira de Paiva, fala sobre a festa de São Pedro que faz parte da história de fé do Bairro São Pedro e também de Juiz de Fora.


Padre kayo explica que a preparação da festa de São Pedro já vem acontecendo desde o início do mês contemplando as festividades de outros padroeiros das comunidades que também são celebrados em junho.


A preparação da festa do padroeiro, São Pedro, tem continuidade com a Novena que começa neste domingo, 20 de junho.


As celebrações serão realizadas na Estação São Pedro, próxima à Igreja Matriz, e que é um espaço maior para receber os fiéis. Além disso, haverá também transmissão pelas redes sociais.


Para o dia 29 de junho, três celebrações serão realizadas ao longo do dia.


Os fiéis vivem a sua devoção enquanto comunidade que participa da vida da Igreja, como comenta Padre Kayo.


São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja".


Pedro era pescador, por isso, é considerado padroeiro dos pescadores. Ele, que tinha como primeiro nome Simão, chegou a negar Jesus, mas foi chamado pelo próprio e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor.


Padre Kayo convida a todos a rezarem juntos pedindo a intercessão de São Pedro.


A Estação São Pedro onde acontecerão as celebrações da festa de São Pedro fica na Rua José Lourenço, 101 – Bairro São Pedro.



Paróquia São Pedro - cidade de Pequeri


Na cidade de Pequeri, interior da Arquidiocese de Juiz de Fora, também há uma Paróquia dedicada a São Pedro. A Comunidade realizará apenas duas Missas festivas no dia 29 de junho, às 8h e às 19h, conforme decisão do Conselho da Paróquia São Pedro Apóstolo, por adiar as comemorações em razão do aumento de casos de Covid-19.


Para participação presencial, é necessário fazer o agendamento prévio na secretaria paroquial, através do telefone (32) 3278-1250.

0 comentário