Paróquia Nossa Senhora do Líbano completa 60 anos de fundação
- Radio Catedral
- 31 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2020
Por Fabíola Castro

Neste domingo, dia 2 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora do Líbano, em Juiz de Fora, completa 60 anos de sua fundação. Uma programação especial foi preparada para comemorar o Jubileu de Diamante.
As festividades começam a partir do meio-dia, como comenta o administrador paroquial, Padre Welington Nascimento de Souza.
Um mural contando, em fotos, os 60 anos está sendo preparado. As imagens foram cedidas pela comunidade e ajudarão a traçar os aspectos da construção e a vivência dos párocos e paroquianos.
Padre Welington convida a todos para participar das festividades.
A Igreja fica na Rua Raulina Magalhães, 40 - Bairro Grajaú.
História*
A primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Líbano em Juiz de Fora, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1960. Padre Welington Nascimento fala sobre a composição da paróquia.
Dom Geraldo Maria de Morais Penido assinou decreto de elevação à categoria de Igreja Matriz Paroquial Nossa Senhora do Líbano. Nessa data importante, a comunidade relembra com carinho de todas as famílias que contribuíram para formação da paróquia. A fiel paroquiana, Janice Borges, foi a responsável por levar a pedra fundamental para a construção, em uma procissão que saiu do extinto Colégio Industrial, localizado na Rua Rosa Sffeir, em direção ao morro destinado à edificação da igreja.
O Padre José de Mattos, o “batina preta”, como ficou conhecido, permaneceu na paróquia entre 1960-1979, quando morreu deixando um grande legado para esta comunidade. Em 20 de agosto de 1984 seus restos mortais foram transladados para o interior da Igreja.
Em 1979, o Padre Vicente Zacaron assumiu a administração da paróquia, permanecendo por três décadas. Nesse período, promoveu diversas obras de ampliação como a construção da casa paroquial, da secretaria e salão, além de obras no altar e a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. Para essas obras, Padre Vicente sempre contou com a participação efetiva e apoio da comunidade, além da doação financeira da Alemanha, país ao qual mantém relações.
Em 2017, o Padre Wellington Nascimento chegou à paróquia com o desafio de reorganizar os grupos e movimentos existentes e criando outros como a “Pastoral da Comunicação” e o grupo de “Mães que Oram pelos Filhos”. O trabalho da Pastoral Carcerária, a qual é coordenada por Padre Welington, está presente também na paróquia, em seu campo de evangelização. Em 2019, a comunidade acolheu os seminaristas do Propedêutico, inaugurando o Seminário Menor nesta Igreja.

*Colaboração: Carine Muguet e Rosângela Travisan
Comments