• Radio Catedral

Paróquia Divino Espírito Santo, em Piau, celebra 152 anos



A Paróquia Divino Espírito Santo de Piau (MG) comemora, nesta quarta-feira, 22 de julho, seu 152º aniversário de criação. A festa será lembrada durante Santa Missa, marcada para as 18h, que será transmitida pelo perfil da paróquia no Facebook, diretamente da Igreja Matriz. Será mais uma data especial a ser vivida à distância, ainda sem as celebrações presenciais.


Seguindo as determinações arquidiocesanas de diálogo e obediência às decisões do Poder Municipal, os fiéis estão longe das igrejas da cidade desde o dia 15 de março. Para as transmissões que vêm sendo realizadas desde então, o Pároco local, Padre Márcio Vinícius dos Santos Delphim, conta apenas com o auxílio de dois músicos, e somente na Eucaristia dominical. “Solitário, tenho rezado pelo povo a mim confiado e pedido, com insistência, pelo fim da pandemia”, afirmou.

Da triste situação que atinge o Brasil e o mundo, com milhões de infectados e milhares de mortos em decorrência da Covid-19, o maior envolvimento da população local com as redes sociais da Paróquia Divino Espírito Santo é um ponto positivo a ser destacado. O perfil no Facebook, que tinha um cunho meramente informativo das atividades paroquiais, agora é referência para muitos e viu seu número de amizades subir de 600 para mais de 2.000 nestes últimos meses. O número atual representa 73% da população estimada no município. “O fenômeno interessante é a adesão das pessoas de idade, que têm feito esforços para acompanhar e estão construindo perfis do Facebook. As pessoas de ‘fora’ são geralmente filhos da terra que encontraram, nas transmissões, um modo de estar em conexão com a terra deles”, contou o sacerdote.

Segundo Padre Márcio, a interação dos fiéis com a paróquia fica evidente com o envio de intenções para as Celebrações. “São feitos avisos para as missas de véspera ou no dia, cedo. E as que vêm até meia hora antes são lidas antes de se iniciar a celebração. É interessante ver como as pessoas reagem, respondendo à missa como se estivessem na igreja. O sentimento da oração está presente”.

O sacerdote ainda falou da importância da figura do pároco junto ao povo. “Elas sentem-se confortadas por verem que é o seu padre que está rezando. Por isso, apesar de achar algo bom as TVs católicas, acredito que exista uma dimensão espiritual-afetiva que justifica e fundamenta essas transmissões. A impressão que tenho é que, mesmo sem estarem vindo na igreja, as pessoas se sentem cuidadas pelo seu padre. Sentem que ele está rezando por elas e para elas. Da ideia que o padre age in persona Christi, na Eucaristia, eu derivei que ele age também in persona Populi (na pessoa do povo). Ele é um representante do povo, diante de Deus”.

O sesquicentenário da Paróquia Divino Espírito Santo de Piau foi celebrado há dois anos, no dia 22 de julho de 2018. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a festa, que teve presença numerosa de fiéis e intensa programação. Três meses depois, em 12 de outubro, o Pastor anunciou que elevaria Padre Márcio de administrador paroquial a pároco, renovando sua presença ali por mais seis anos.

As transmissões de Missas pelo Facebook da paróquia são realizadas aos domingos, às 9h, e às terças e quintas-feiras, às 18h.



*Colaboração: Danielle Quinelato - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .