Papa Leão XIV sobre a Venezuela: superar a violência garantindo a soberania do país
- Radio Catedral

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Por Vatican News

Após rezar o Angelus, o Santo Padre expressou preocupação pelos acontecimentos na Venezuela:
Acompanho com grande preocupação os desdobramentos da situação na Venezuela. O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar tanto à superação da violência quanto à adoção de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do País, assegurando o Estado de direito estabelecido na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de cada um e de todos e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres, que sofrem devido à difícil situação econômica. Por isso, rezo e convido-vos a rezar, confiando a nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos Santos José Gregorio Hernández e Irmã Carmen Rendiles.
Na madrugada de sábado (3), hora local, a capital da Venezuela, Caracas, foi atingida por uma série de explosões ouvidas em diversos bairros. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou mais tarde que "os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela, e o presidente Nicolás Maduro, juntamente com sua esposa, foi capturado e transferido para fora do país".
Em meio à incerteza da situação, a preocupação do Pontífice se concentra nos mais vulneráveis da nação, que já sofrem com a difícil situação econômica há mais de uma década. Daí o convite de Leão XIV para que sejam respeitados os "direitos humanos e civis de cada um e de todos", e para que se trabalhe em conjunto na construção de um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia.
Bispos venezuelanos: rezemos pelo bem do país, a unidade e a paz
"Perseveremos na oração pela unidade": esta é a mensagem de apoio e proximidade que a Conferência Episcopal da Venezuela dirige ao povo de Deus por meio de suas redes sociais.
"Diante dos acontecimentos em nosso país, pedimos a Deus que conceda a todos os venezuelanos serenidade, sabedoria e força", escreveram os bispos após o ataque dos EUA a Caracas, ordenado pelo presidente Donald Trump, para capturar o presidente Maduro e sua esposa e julgá-los por tráfico de drogas e terrorismo.
Os bispos, que expressam sua solidariedade aos "feridos" e às "famílias dos falecidos", convidam a população a "viver mais intensamente a esperança e a fervorosa oração pela paz" nos "corações e na sociedade".
"Rejeitamos todas as formas de violência", acrescentam os bispos, incentivando o "encontro" e o "apoio recíproco", fazendo votos "que as decisões tomadas sejam sempre pelo bem" do povo. Por fim, invocam Nossa Senhora de Coromoto para que acompanhe o caminho de todos.









Comentários