top of page

Papa Leão XIV renova apelo de João Paulo II para 'escancarar as portas a Cristo'

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura

Por Andressa Collet - Vatican News


ree


“Hoje celebra-se a memória litúrgica de São João Paulo II. Exatamente há 47 anos, nesta Praça, ele exortou o mundo a se abrir a Cristo. Esse apelo continua válido ainda hoje: todos somos chamados a fazê-lo nosso.”

Com essas palavras, o Papa Leão XIV, ao saudar os fiéis de língua polonesa presentes na Praça São Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira (22), recordou a missa de início do pontificado de João Paulo II.


Era 22 de outubro de 1978 e, em sua primeira homilia como Bispo de Roma, quando Wojtyła exortou ao mundo para “escancarar as portas a Cristo”, uma expressão emblemática do seu pontificado, o terceiro mais longo da história que durou 27 anos. Primeiro Papa polonês, bateu muitos outros recordes, como o grande número de Viagens Apostólicas. João Paulo II aiinda convocou o Grande Jubileu de 2000 e criou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).


Em 27 de abril de 2014, quando o Papa Francisco canonizou João Paulo II, a então Congregação para o Culto Divino estabeleceu que a memória litúrgica do Papa polonês deveria ser celebrada em 22 de outubro, em coincidência com o início do seu pontificado em 1978, em vez do dia da sua morte, em 2 de abril.


No final da tarde desta quarta-feira (22/10), às 18h no horário italiano, será celebrada uma missa na Basílica de São Pedro para homenagear o Papa polonês, presidida por dom Robert Józef Chrząszcz, bispo auxiliar de Cracóvia, na Polônia, que esteve por 15 anos em missão no Brasil.


A ordenação episcopal em 2021 foi celebrada no Santuário João Paulo II, em Cracóvia, uma influência que começou cedo: ao encontrar João Paulo II no Vaticano, quando tinha 15 anos de idade, Robert disse que seria padre; e Wojtyła, "que influenciou milhares de jovens a serem protagonistas da nova evangelização, prometeu que iria rezar por ele e fez um sinal na sua cabeça. Foi um momento decisivo", contou dom Robert em artigo ao Vatican News assinado pelo cardeal Orani João Tempesta.


Outubro missionário


Na Audiência Geral, Leão XIV recordou que outubro é o mês das Missões na Igreja e também de Nossa Senhora do Rosário. Aos peregrinos de língua francesa disse: "irmãos e irmãs, recorremos frequentemente a Nossa Senhora do Rosário neste mês de outubro dedicado a ela. Permaneçamos vigilantes todos os dias no estupor da Páscoa de Jesus Ressuscitado, Aquele que torna possível o impossível". Na saudação aos fiéis de língua italiana, especialmente aos jovens e recém-casados, o Papa fez um encorajamento:

“Queridos amigos, o mês de outubro nos convida a renovar a nossa cooperação ativa com a missão da Igreja. Com a força da oração, com o potencial da vida conjugal e com o frescor das energias da juventude, saibam ser missionários do Evangelho, oferecendo o seu apoio concreto àqueles que dedicam a existência à evangelização dos povos.”

A saudação aos brasileiros


Retomando a catequese da Audiência Geral sobre a Páscoa de Cristo e os desafios do mundo de hoje, em particular, à tristeza humana, Leão XIV se dirigiu aos fiéis língua alemã: "não vamos ceder à tentação da tristeza, mas deixemos que Cristo Ressuscitado nos acompanhe e ilumine também nós com a sua luz que dissipa todas as trevas". Mensagem que foi reforçada em seguida: "saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola.


Peçamos ao Senhor que saibamos reconhecer sua presença no caminho da nossa vida, especialmente nos momentos de tristeza e escuridão, e que a alegria da Páscoa seja o distintivo do nosso compromisso missionário".


Aos fiéis de língua portuguesa, Leão XIV também enalteceu que acreditar na ressurreição de Jesus pode curar a tristeza, fazendo arder de alegria o coração. Enfim, significa aderir à verdade que ilumina de esperança o nosso olhar:


“Queridos peregrinos de língua portuguesa, o Senhor Ressuscitado continua a aproximar-se de todos, reacendendo nos corações a esperança e a alegria. Ide ao seu encontro, de modo especial em cada domingo, quando Ele mesmo a nós se oferece na Eucaristia, para que o seu pão partido pela vida do mundo sacie a humanidade de hoje. Deus os abençoe!”

O agradecimento aos Amigos do Santo Padre


Ao saudar os fiéis de língua inglesa, Leão XIV agradeceu o grupo de doadores “Friends of the Holy Father” da Grã-Bretanha:


"Em particular, saúdo e agradeço o grupo Amigos do Santo Padre da Grã-Bretanha, que doou o estúdio móvel para uso dos serviços do Vatican News. Espero que o Jubileu continue a ser para todos vocês um tempo de renovação espiritual e de crescimento na alegria do Evangelho."


O gazebo, uma estrutura concebida como espaço de encontro e informação multilíngue para o trabalho da Rádio Vaticano - Vatican News - L'Osservatore Romano, está localizado desde julho sob a colunata de São Pedro. O estúdio móvel, concebido para dar aos peregrinos do Jubileu da Esperança uma informação de maior “proximidade”, estreou em 25 de julho com a transmissão “Rádio Vaticano com vocês”.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page