top of page

Papa Leão XIV recorda encíclica de São João Paulo II sobre o Espírito Santo

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 18 minutos
  • 3 min de leitura

Por Camila Morais - Cidade do Vaticano



Na Audiência Geral desta quarta-feira (20), o Papa Leão XIV fez referência à encíclica Dominum et Vivificantem, publicada por São João Paulo II em 1986 e dedicada ao Espírito Santo. O Santo Padre, ao saudar os peregrinos de língua polaca, recordou que “há 40 anos, São João Paulo II publicou a encíclica Dominum et Vivificantem, na qual recordava que o Espírito Santo é a luz dos corações e nos permite chamar o bem e o mal pelo nome". E continuou “ Enquanto aguardamos Pentecostes, peçamos ao Espírito de Deus para despertar as consciências humanas com seus dons para nos afastar da injustiça, da violência e da guerra, e de renovar a face da Terra.” A citação foi em um momento significativo para a Igreja, que se prepara para celebrar a solenidade de Pentecostes no próximo domingo.


O documento, cujo título significa “O Senhor que dá a vida”, é considerado um dos textos mais importantes do magistério contemporâneo sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja. Na encíclica, João Paulo II destaca que o Espírito Santo continua agindo na história humana, conduzindo os fiéis à verdade, à unidade e à renovação espiritual.


A encíclica mostra o Espírito Santo presente desde a criação do mundo até a missão salvadora de Cristo e a continuidade da Igreja. Entre os principais temas estão a relação do Espírito Santo com a Santíssima Trindade, sua atuação na Encarnação e na missão de Jesus, a presença do Espírito na consciência humana, no combate ao pecado e na renovação espiritual da humanidade. A encíclica também enfatiza que o Espírito Santo conduz a Igreja na evangelização, fortalece a unidade entre os cristãos e inspira esperança diante dos desafios do mundo contemporâneo.


Ao recordar o texto durante a catequese, Leão XIV retomou justamente essa dimensão viva da presença do Espírito Santo, em sintonia com o caminho litúrgico que conduz os cristãos à festa de Pentecostes, celebrada cinquenta dias após a Páscoa.


Durante a audiência geral, o Papa deu início a um novo documento no ciclo de catequeses inspirado no Concílico Vaticano II. Nesta quarta-feira, o Santo Padre iniciou as reflexões sobre a constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, documento dedicado à Sagrada Liturgia. O texto, promulgado em 1963 por São Paulo VI, foi fundamental para a renovação litúrgica da Igreja e reforça a importância da participação ativa nas celebrações.


Pentecostes recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo, narrada nos Atos dos Apóstolos. A partir daquele momento, os discípulos deixam o medo e começam a anunciar publicamente o Evangelho.


A proximidade da celebração ajuda também a compreender a atual insistência do Papa sobre o papel do Espírito Santo na vida da Igreja. Em diversas intervenções recentes, Leão XIV tem destacado a necessidade de uma Igreja aberta à escuta, à missão e à esperança, conduzida não apenas por estruturas humanas, mas pela ação do Espírito.


Na Dominum et Vivificantem, João Paulo II afirma que o Espírito Santo é aquele que “convence o mundo quanto ao pecado” e ao mesmo tempo renova a face da terra, despertando no coração humano o desejo de Deus.


A referência feita pelo Papa Leão XIV nesta audiência geral reforça o convite aos fiéis para viverem intensamente o tempo que antecede Pentecostes, buscando renovar a própria fé e abrir espaço para a ação do Espírito Santo no cotidiano da vida cristã.

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page