Papa Leão XIV aceita renúncia de Dom Gil Moreira e nomeia Dom Marco Aurélio Gubiotti como Arcebispo de Juiz de Fora
- Radio Catedral
- há 26 minutos
- 6 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Santo Padre Leão XIV acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, dom Gil Antônio Moreira. No mesmo ato, nomeou dom Marco Aurélio Gubiotti, novo arcebispo para a mesma arquidiocese, transferindo-o da diocese de Itabira-Fabriciano (MG). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Gil Moreira e saudação a dom Marco Aurélio.
Saudação a Dom Marco Aurélio Gubiotti
Estimado irmão, Dom Marco Aurélio Gubiotti,
Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Rogamos a Deus que o abençoe e ilumine nesta nova missão que desempenhará.
Possa ecoar em seu coração o chamado renovado do Papa Leão à celebração da Epifania ao encerrar o Ano Santo: “O Menino que os Magos adoram é um Bem sem preço, nem medida. É a Epifania da gratuidade. Não nos aguarda em lugares prestigiados, mas nas realidades humildes. (…) Quantas epifanias nos são concedidas ou estão prestes a ser concedidas! Amar a paz e procurá-la significa proteger o que é santo e, por isso mesmo, nascente: pequeno, delicado, frágil como uma criança”.
Santo Antônio, padroeiro da arquidiocese de Juiz de Fora, seja guia e intercessor no seu pastoreio!
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler Arcebispo de Porto Alegre (RS) Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva Arcebispo de Goiânia (GO) 1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Arcebispo de Olinda e Recife (PE) 2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) Secretário-Geral da CNBB
Agradecimento a Dom Gil Antônio Moreira
Estimado irmão, Dom Gil Antônio Moreira
Com coração agradecido, recebemos a notícia de que o Santo Padre acolheu o seu pedido de renúncia ao governo da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Esta é uma ocasião para louvamos a Deus por sua vida e frutuoso ministério nas dioceses de São Paulo, Jundiaí e em Juiz de Fora. Agradecemos os serviços prestados na formação de seminaristas à nossa Conferência, como seu subsecretário-geral, e ao regional Sul 1. Sua vida a serviço revela “a corrente viva da Igreja que brota do Evangelho e fecunda cada momento histórico” em sua opção pelos mais pobres.
Maria, Mãe da Igreja, continue a iluminar seu ministério!
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler Arcebispo de Porto Alegre (RS) Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva Arcebispo de Goiânia (GO) 1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Arcebispo de Olinda e Recife (PE) 2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) Secretário-Geral da CNBB
Currículo e trajetória eclesial de Dom Marco Aurélio Gubiotti
Dom Marco Aurélio Gubiotti, nasceu no dia 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG), filho de Benedito Gubiotti e Natalina Gubiotti. Cursou filosofia no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP).
Exerceu o ministério sagrado nas paróquias: São Caetano, em Brasópolis; Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
Obteve o título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP). Cooperou com a formação no Seminário de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e Diretor Geral da FACAPA – Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Foi professor na área de Sagrada Escritura no curso de Teologia da FACAPA (2000 a 2013).
Formação Escolar e Acadêmica
1971 a 1978: Ensino Fundamental, na Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, em Ouro Fino (MG) 1979 a 1981: Ensino Médio, no Colégio São José de Pouso Alegre (MG), durante o período em que fez o Seminário Menor, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. 1982 a 1984: Curso de Filosofia, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre.1 985 a 1988: Curso de Teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). 1997 a 1999: Curso de Mestrado na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). 2000: Mestre em Estudos Bíblicos, pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP).
Trajetória Eclesiástica
19/12/1987: Ordenação Diaconal, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves (MG). 14/01/1989: Ordenação Presbiteral, na Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino. 1989 a 1991: Vigário Paroquial, Paróquia São Caetano, em Brasópolis (MG). 1992: Vigário Paroquial, Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga (MG). 1993 a 1996: Pároco, Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga (MG). 2000 a 2005: Formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Diretor do ITISJ (Instituto Teológico Interdiocesano São José). 2000 a 2005: Trabalhos Pastorais nas paróquias: Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Mogi/MG; São João Batista e São Cristóvão, em Pouso Alegre. 2000 a 2013: Professor na área de Sagrada Escritura do Curso de Teologia, no Instituto Teológico Interdiocesano São José e na FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre). 2006 a 2009: Diretor Geral da FACAPA e Administrador Paroquial, Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista/MG. Fevereiro a agosto de 2010: Pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí/MG. Setembro de 2010 a maio de 2013: Pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
Ministério Episcopal
21/02/2013: Nomeado Bispo de Itabira-Coronel Fabriciano, por Sua Santidade, o Papa Bento XVI. 26/05/2013: Sagração Episcopal, em Ouro Fino (MG). 16/06/2013: Posse Canônica como 5º Bispo Diocesano da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. 16/06/2013: Presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, em Itabira, por força do Estatuto da Irmandade. 14/01/2014: Vice-presidente da FUNCESI-Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira. 05 a 15/04/2016: Nomeado na 54ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida, Bispo referencial para a Comissão para o Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz, no Leste II. 04/06/2019: Na Assembleia do CONSER Leste II, em Belo Horizonte, nomeado Bispo Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética deste Regional.
LEMA: “Pela graça de Deus” (1Cor 15,10).
Currículo e trajetória eclesial de Dom Gil Antônio
Nascido em Itapecerica (MG) em 9 de outubro de 1950, filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira (in memoriam), é o segundo filho de oito irmãos, entre os quais Padre João Luiz Moreira. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal (pré-primário com as Irmãs Batistinas e primário no Grupo Escolar Severo Ribeiro), ingressou, com onze anos de idade, no Seminário Menor São José, de Divinópolis (MG).
Nesta mesma cidade, colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte (MG), onde se formou em Teologia pela PUC-MG. Foi ordenado diácono no dia 9 de julho de 1973 em Divinópolis e presbítero no dia 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica, pelas mãos de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena.
Como presbítero, foi vigário paroquial de São Bento de Itapecerica, pároco de São Joaquim de Bicas – Igarapé, Santo Antônio de Mateus Leme e Sagrado Coração de Jesus de Santanense – Itaúna. Nos primeiros anos de seu sacerdócio, foi missionário por seis meses em Tefé (AM), Igreja-Irmã da diocese de Divinópolis.
Desde o início de seu sacerdócio, recebeu a incumbência de trabalhar com as vocações e logo foi nomeado reitor do Seminário Maior de Divinópolis, em Belo Horizonte, cargo que exerceu por 12 anos. Foi reitor também no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande (MS), por três anos, a pedido dos Bispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB.
É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca (México) e em Viamão (RS). Como Professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência. Por vários anos, ensinou também Português, Literatura e Desenho Geométrico em escolas de ensino fundamental e médio. Entre os anos 1997 e 1999, foi Subsecretário-Geral da CNBB, em Brasília (DF), ao lado de dom Raymundo Damasceno Assis, secretário-geral.
Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo (SP) por João Paulo II, em 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal no dia 16 de outubro de 1999, em Itapecerica (MG).
Em 2004, foi elevado a bispo diocesano de Jundiaí (SP) por João Paulo II, tomando posse em 15 de fevereiro. Lá permaneceu por cinco anos. No dia 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse em 28 de março seguinte, numa memorável liturgia na Catedral Metropolitana de Santo Antônio.
Na CNBB, antes de chegar à arquidiocese de Juiz de Fora, atuava no Regional Sul 1. Foi membro da Comissão de Cultura, presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida e responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja. No âmbito nacional, foi suplente para o Conselho Permanente pelo mesmo Regional.
Foi também, na Santa Sé, membro da Congregação para a Educação Católica, nomeado pelo Papa Bento XVI em abril de 2007. Na CNBB, foi coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Entre junho 2015 e 2023, Dom Gil foi Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB. No Regional, ainda atuou como Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja de 2012 a 2015 e como Vice-Presidente da mesma comissão até 2023.
Dom Gil é o vice-presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 e o Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens, bispo referencial indicado pela CNBB
Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que Te amo).





