top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Padre Vanderlei fala sobre os desafios e realizações do II Sínodo em 2021

por Giovane Rezende

Estamos chegando ao final do ano de 2021. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, principalmente por conta da pandemia de Covid-19, muito se realizou em nosso âmbito arquidiocesano. Vamos destacar algumas destas realizações.


Nesta quinta-feira, 30, o Secretário do II Sínodo Arquidiocesano, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, fala sobre o trabalho realizado pela Comissão neste ano de 2021, que pelo segundo ano, teve o obstáculo da pandemia da Covid-19. Com a melhora da situação, reuniões presenciais puderam ser retomadas e, em Outubro, entramos na Segunda Fase.


Segundo Padre Vanderlei, foram diversas adaptações e reorganizações necessárias para poder dar prosseguimento aos trabalhos do II Sínodo, que tiveram início em 2019.

Com toda essa distância, houve uma perda na dinâmica de convivência, de comunidade. Foi necessário, portanto, conforme Padre Vanderlei Sousa, uma adaptação e muito empenho de cada membro da equipe, assim como de nosso Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, para entender essa nova realidade.

Pensando agora na sequência dos trabalhos, o Secretário do II Sínodo Arquidiocesano, Padre Vanderlei Santos de Sousa, destaca que, além do que já foi trabalhado, o foco vai para as cidades do interior arquidiocesano.

De acordo com Padre Vanderlei, os encontros on-line de formação sinodal seguirão acontecendo, assim como os retiros e outras atividades, observando sempre a situação da pandemia de Covid-19.

O Secretário do II Sínodo Arquidiocesano, Padre Vanderlei Santos de Sousa, aponta para essa nova realidade que foi trazida pela pandemia, e o ganho no sentido da vivência pastoral, que possibilitaram a sensação de que o trabalho foi positivo até aqui.

Pensando na sequência dos trabalhos do II Sínodo Arquidiocesano, padre Vanderlei aponta para as expectativas de encaminhar a conclusão das discussões, escuta e estudos para 2023, focando na abertura das comemorações pelo ano do centenário Diocesano.

“O Missionário tem que ir aonde o povo de Deus está”. Esta é a proposta para a sequência dos trabalhos para o ano de 2022.


9 visualizações0 comentário
bottom of page