top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Padre Roberto é nomeado Bispo de Janaúba

Por Fabíola Castro e Giovane Rezende*


Foto: Danielle Quinelato

O Padre Roberto José da Silva, reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e Administrador Paroquial da Igreja Santíssimo Redentor, no Bairro Borboleta, foi nomeado bispo da Diocese de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, por Papa Francisco.


A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica no Brasil. O Santo Padre também acolheu o pedido de renúncia de Dom Ricardo Guerrino Brusati, que passa a ser bispo emérito daquela Igreja Particular.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma que a notícia chega com imensa satisfação à Arquidiocese, que se orgulha de ter formado outros bispos, além de Padre Roberto.

Segundo Dom Gil, Padre Roberto tem todas as condições necessárias para a missão do episcopado.

O agora Monsenhor Roberto José da Silva se disse surpreso com a nomeação mas preparado para esse chamado.

Monsenhor Roberto, que vai completar 25 anos de sacerdócio, garantiu estar pronto para aprender e que leva com ele a bagagem de todos esses anos para a nova missão.

O novo Bispo de Janaúba manda um recado para o povo da Diocese e pede que eles o ajudem no aprendizado desse novo cargo.

Para o povo de Juiz de Fora, Monsenhor Roberto deixa um especial agradecimento.

O Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, ressaltou a alegria pela nomeação do ex-colega de Seminário, Padre Roberto, como Bispo de Janaúba.

O Vigário Episcopal para Comunicação, Educação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, também contemporâneo de Padre Roberto no Seminário, falou sobre as virtudes do novo Bispo.

O lema escolhido por Padre Roberto para orientar e iluminar o seu episcopado é inspirado no relato dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), “Reconheceram-no ao partir o pão”. A Ordenação Episcopal está marcada para dia 17 de agosto, às 15h, na Matriz São Miguel e Almas, em Santos Dumont, cidade natal de Padre Roberto. Dom Gil Antônio Moreira vai ser o celebrante principal. Já a posse canônica em Janaúba está marcada para o dia 8 de setembro de 2019.


Além de Padre Roberto, a Arquidiocese de Juiz de Fora, formou outros três Bispos em atividade. Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros.


Padre Roberto José da Silva


Foto: Danielle Quinelato

Nomeado bispo de Janaúba pelo Papa Francisco, Padre Roberto José da Silva é natural de Santos Dumont. Nascido em 18 de março de 1965, estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Foi ordenado sacerdote em 4 de dezembro de 1994. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.


Em sua trajetória, já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da Arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011; administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Ibitipoca (distrito de Lima Duarte) – de 2015 a 2016, entre outros encargos. Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, no Bairro Borboleta, e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.


76 visualizações0 comentário
bottom of page