Por Fabíola Castro
A revisão da tradução brasileira da 3ª Edição Típica do Missal Romano será apresentada à Santa Sé neste mês. O bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), Dom Edmar Peron, e o assessor, Padre Leonardo Pinheiro, serão os responsáveis por levar o material aprovado na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em agosto, para o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O encontro será no dia 15 de dezembro.
Padre Leonardo Pinheiro que faz parte do Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora e participou do trabalho fala sobre o objetivo com essa revisão.
Segundo Padre Leonardo foram até aqui 19 anos de trabalho da Comissão, após a solicitação de revisão feita pelo Papa João Paulo II.
Padre Leonardo Pinheiro explica que o processo de revisão começou sendo feito aos poucos e enviado à Santa Sé conforme iam sendo finalizadas as partes, mas, isso foi modificado pelo Papa Francisco. E o sacerdote destaca ainda expectativa para esse momento de entrega do material para aprovação.
Ritual para a Instituição de Catequistas será também apresentado para aprovação pela Santa Sé
Conforme Padre Leonardo, além da tradução do Missal Romano, na oportunidade, também será entregue a tradução do Ritual de Instituição de Catequistas.
Serão levadas para apreciação duas versões impressas dos dois documentos, além das versões digitais. Junto com o missal irá ainda um documento no qual estão as explicações do processo de revisão da tradução da terceira edição típica do Missal Romano. A produção é fruto do trabalho da Comissão para os Textos Litúrgicos (Cetel), da Comissão para a Liturgia e da Edições CNBB.
Padre Leonardo conta que já teve acesso ao material pronto e impresso, o qual ele mesmo apresentou ao secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.
A diagramação do novo Missal Romano, de acordo com Padre Leonardo Pinheiro, também ficou muito especial, estando em comunhão com o Santuário Nacional de Aparecida e suas imagens produzidas pelo artista Cláudio Pastro.
Padre Leonardo diz que antes do encontro na Cúria Romana haverá uma reunião em Fátima, Portugal, com a Comissão para a para a Liturgia da Conferência Episcopal Portuguesa.
Após a apresentação do material à Santa Sé, Padre Leonardo comenta que é preciso aguardar a aprovação, para que ele possa começar a ser usado pela Igreja no Brasil.
Não há ainda, de acordo com Padre Leonardo uma data ou prazo determinado para que o novo Missal possa ser disponibilizado.
"O Missal é a nossa fé feita oração"
Padre Leonardo Pinheiro explica que o Missal é o livro oficial da oração da Igreja na celebração da Eucaristia.
O sacerdote assessor da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos destaca ainda expressões que definem esse livro que contém a fé de nossa Igreja.
Agradecimentos
Padre Leonardo finaliza agradecendo pela oportunidade de fazer parte deste trabalho de tradução do novo Missal Romano e pelo aprendizado também.
Uma menção especial, Padre Leonardo Pinheiro faz ao falecido Monsenhor Miguel Falabella de Castro, que ele define como um mestre.
Comments