top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Paciente de JF com cepa indiana do novo coronavírus tem quadro estável e está isolado na Santa Casa

Por Fabíola Castro


Foto: Agência Brasil.

Na noite da quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora informou que foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais de que o resultado do sequenciamento genético do paciente internado na Santa Casa de Misericórdia testou positivo para a variante indiana do novo coronavírus.


Em nota, a Secretaria de Saúde ressaltou que o paciente é acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município. Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético.


Ainda conforme a pasta da saúde municipal, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado dentro do hospital. Sobre o seu quadro de saúde, a informação é que ele está estável e já tem previsão de alta para a próxima semana. A Secretária de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, explicou a trajetória do paciente ao chegar da Índia no Brasil e, em seguida, de São Paulo para Juiz de Fora.

Após os primeiros sintomas, o paciente testou novamente para Covid-19 tendo o resultado positivo dessa vez, conforme relatou o Gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Jonathan Ferreira.


Segundo a secretária de Saúde, Ana Pimentel, o paciente fez todo o seu deslocamento do aeroporto em São Paulo até Juiz de Fora em carro particular e sua esposa teve o resultado para o exame de Covid-19 negativo.

Nova cepa da Covid-19, a variante B.1.617


O Infectologista, Dr. Marcos Moura, explica essa nova variante indiana que chegou ao Brasil.

Dr. Marcos Moura reforça a necessidade das medidas preventivas adotadas por cada pessoa.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o paciente de Juiz de Fora foi o primeiro caso de identificação da variante indiana do novo coronavírus no Estado. Na última quarta-feira (26), São Paulo identificou também o primeiro caso dessa variante em um passageiro vindo da Índia.


Além disso, na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, há uma notificação em acompanhamento de um homem que também retornou da Índia e testou positivo para a Covid-19.


No Brasil, o primeiro caso com identificação da variante indiana, foi confirmado no dia 20 de maio, pelo Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde. O paciente foi identificado no Estado do Maranhão e segue internado em São Luís. Também no Estado, há ainda outras cinco pessoas que estão em quarentena dentro de um navio.

15 visualizações0 comentário
bottom of page