top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Outubro Rosa promove conscientização sobre o câncer de mama

*por Danielle Quinelato

O tema do Bendita Saúde do dia 7 de outubro foi o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Criada no início da década de 1990, a data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Para abordar melhor esse tema, conversamos com a médica do departamento de saúde da mulher da Prefeitura de Juiz de Fora, Jordana Bretas de Aquino. Confira as perguntas e respostas:


Qual o objetivo do Outubro Rosa? Qual a importância de se colocar em relevo o tema do 'câncer de mama'?


A mamografia é indicada para mulheres a partir de que idade? Em qual periodicidade esse exame deve ser feito?


E além da mamografia, há outras formas de detecção do câncer de mama?


Existe alguma forma de prevenção?


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País.


Quando a mulher ou o homem é diagnosticado com câncer de mama, o tratamento é oferecido de forma gratuita? De que forma esse tratamento é feito?


É bom ressaltar que, quando detectado precocemente, o câncer de mama têm chance de cura muito grande. Isso faz com que os exames de rotina sejam ainda mais importantes.


Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas.

4 visualizações0 comentário
bottom of page