top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Outubro Rosa 2023: informar para proteger, cuidar para viver

A campanha de prevenção e busca do diagnóstico precoce ao câncer de mama conta com diversas ações na Acispes em Juiz de Fora, que além disso, oferece tratamento às pacientes com a doença.


Por Fabíola Castro

Imagem: Instituto Nacional de Câncer - INCA.

Neste mês, a campanha “Outubro Rosa” é dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de seu diagnóstico precoce. Assim, tem como objetivo divulgar informações sobre a doença e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde no seu rastreamento.


O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.


O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.


O Mastologista, chefe da equipe de mastologia da Acispes em Juiz de Fora, Doutor Bruno Laporte em entrevista para o quadro Bendita Saúde desta terça-feira, 17, explicou sobre o câncer de mama, destacando a importância do “Outubro Rosa” e as atividades de conscientização e informação promovidas na Acispes.


Confira:


O que é o câncer de mama?


Quais os tipos de câncer de mama e existem estágios?


Quais os fatores de risco?


Quais são os sintomas que devem ser observados?


Como identificar e diagnosticar?


Depois do diagnóstico, é identificado o tipo de câncer que a paciente tem?


O tratamento como é feito?


Quais as chances de cura?


A prevenção é importante, como deve ser?


Falamos sobre os cuidados com a mulher, mas o câncer de mama pode atingir também homens?


O “Outubro Rosa” é uma campanha muito importante também no sentido de divulgar informações sobre o câncer de mama e fazê-las chegar a todas as pessoas?


Na Acispes uma programação especial será realizada pelo Outubro Rosa, como será?


Obrigada Dr. Bruno pela entrevista, sua participação aqui na Rádio, pela importantes informações trazidas!



Como Doutor Bruno destacou, neste mês, o consórcio de saúde preparou uma programação especial voltada para o “Outubro Rosa”.


O diagnóstico do câncer de mama envolve diversos fatores físicos e emocionais. Por isso, há uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes de forma completa, 100% SUS, com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. Todos os atendimentos são feitos somente por meio de encaminhamento das Secretarias de Saúde ou pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).


Conforme divulgado pela assessoria da Acispes, baseado em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), foram realizadas 21.529 mamografias em 2022. Já em número de consultas em mastologia, foram 269 atendimentos. Além disso, há uma média mensal de 50 biópsias e mais de 30 encaminhamentos para cirurgia oncológica. Neste ano, já foram realizadas mais de 9 mil mamografias no consórcio. Em consultas com mastologista, são cerca de 800 por mês.


Além da Acispes, em Juiz de Fora, o atendimento para diagnóstico e tratamento do câncer de mama é feito ainda na Ascomcer e no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), todos com encaminhamento das UBS`s de Juiz de Fora e das Secretarias de Saúde do municípios da região.


Outubro Rosa na Acispes


Na Acispes, que fica na Rua Ataliba de Barros, 5 - São Mateus, em Juiz de Fora, o prédio foi iluminado de rosa para lembrar a cor dedicada ao mês, destacando a importância do tema.

Nesta semana, do dia 17 ao dia 20, sempre a partir das 8h, haverá uma programação voltada apenas para o tema no setor de mastologia. Serão palestras e dinâmicas com a equipe de enfermagem, psicologia, nutrição e fisioterapia. Além disso, em parceria com uma marca de cosméticos, todas as pacientes ganharão uma maquiagem, como forma de resgate da auto-estima, muitas vezes abalada durante o tratamento do câncer de mama. Além da estética paliativa para as pacientes, que tem o objetivo de prezar pelo cuidado da aparência física e da saúde do paciente de forma conjunta, e ainda, depoimento de pacientes que venceram o câncer.


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2023


17/10 – 8h às 11h

8h - Abertura (Equipe médica/Enfermagem/Psicologia)

Dinâmica: Enfermagem – “Auto exame – dinâmica da bexiga”;

Estética Paliativa

Momento de beleza


18/10 – 8h às 11h

8h – Momento médico – equipe de mastologia

8h15 – Palestras

  • Nutrição – Alimentação e Câncer;

  • Fisioterapia – Fisioterapia e seus benefícios no pré e pós operatório;

  • Serviço Social – Orientações de direitos da pessoa com câncer;

  • Estética Paliativa;

  • Psicologia – “Compreendendo as emoções”;

Momento de beleza

10h30 – Coffee Break


19/10 – 8h às 11h

8h – “Acredite na Energia” – Jeanne Sarchid;

8h30 – “ Heloísa” – (Depoimento : Paciente que venceu o câncer );

9h30 – Momento médico (Equipe de mastologia);

9h45 – Palestras : Enfermagem e Psicologia

Estética Paliativa

Momento de beleza


20/10 – 13h30 às 15:30h

Encerramento

Acolhida equipe multiprofissional com cerca de 100 pacientes que estão ou que tiveram câncer de mama

Equipe médica – mastologia CEAE/Acispes /oncologista;

Depoimentos de pacientes e da jornalista Érica Salazar


10 visualizações0 comentário
bottom of page