Operação Cartão Vermelho: MPMG cumpre mandado de busca em Ubá em ação contra fraudes em 'peneiras' de futebol
- Radio Catedral
- há 41 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Ministério Público de Minas Gerais cumpriu, nesta quinta-feira, dia 18, um mandado de busca e apreensão em Ubá, na Zona da Mata. A ação faz parte da operação Cartão Vermelho, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que investiga fraudes em falsas peneiras de futebol divulgadas pela internet.
De acordo com o órgão de Minas Gerais, a operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos, com apoio da Polícia Militar. Em Ubá, os agentes apreenderam o celular de um dos investigados. Ao todo, foram 11 mandados de busca e apreensão cumpridos nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
As investigações apontam que os criminosos criavam sites falsos oferecendo supostos testes de futebol em estádios de grandes capitais. Para participar, os jovens precisavam pagar uma taxa de inscrição, mas os eventos nunca aconteciam.
Nas divulgações, os golpistas utilizavam indevidamente nomes de ex-jogadores da Seleção Brasileira, empresários, olheiros e até a logomarca da Federação Catarinense de Futebol, sem qualquer autorização.
O Ministério Público alerta que a prática pode configurar crimes como estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Já foram identificados sites semelhantes atuando em pelo menos nove estados do país.