Por Fabíola Castro*

A Solenidade do Natal não é vivida somente em um dia, mas é estendida por oito dias. Entre 25 de dezembro e 1º de janeiro a Igreja celebra a Oitava do Natal, ou seja, oito dias em que vive-se a exultação da festa do nascimento de Jesus. O Padre José Domício Ferreira da Silva explica que a Oitava do Natal é celebrada como um único dia que se prolonga.
A Igreja começou a celebrar as oitavas, - oitava de Pentecostes, uma série de oitavas no sentido de comemorar a semana toda -, e no decorrer do caminho ficaram a Oitava de Natal e a Oitava de Páscoa, porque são festas ligadas e as mais importantes. O mistério da encarnação tem seu sentido e toda a nossa fé cristã tem seu sentido a partir do mistério da Páscoa de Jesus. A Oitava de Natal é uma celebração litúrgica que faz lembrar a Encarnação de Jesus, que se fez homem para salvar a humanidade. No período da Oitava de Natal, no calendário litúrgico, há outras festas, como comenta Padre José Domício.
Iniciamos o novo Ano Civil com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no Dia Mundial da Paz.
O período da Oitava de Natal, deve ser vivido de forma pessoal, através da oração e da contemplação do Mistério da Encarnação. É preciso alimentar o coração com o amor verdadeiro, o perdão sincero, a alegria da vida cristã, norteados pelo verdadeiro sentido do Natal: Jesus.
*Com informações de: cancaonova.com
Comentários