top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Ofício de Trevas é realizado na Igreja São Mateus em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro


*Foto: Site Arquidiocese JF

Na Quarta-feira Santa é realizado na Igreja São Mateus, em Juiz de Fora, o “Ofício de Trevas”. A celebração acontece na paróquia pelo sexto ano consecutivo e será neste dia 17 de abril às 19h.


O Ofício de Trevas é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus. Trata-se de um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, como comenta o pároco, Padre Geraldo Dondici Vieira.

Padre Geraldo Dondici explica o nome “Ofício de Trevas” e o motivo bíblico deste ofício.

No final de cada responsório e salmo do Ofício de Trevas, as 15 velas que são colocadas em um grande castiçal, vão sendo apagadas sucessivamente, até restar apenas uma, a vela branca que não será apagada. Padre Dondici fala sobre esse momento do rito.

Esta vela branca que permanece acessa ao final do ofício significa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, cheio de luz e de glória. As velas que foram se apagando podem representar os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Jesus durante a Paixão.


O Ofício de Trevas é conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 - Bairro homônimo.


Também na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Matias Barbosa (MG), o Ofício de Trevas será realizado na Matriz e nas comunidades Nossa Senhora da Penha, Capela Nossa Senhora de Fátima, Capela Santa Teresinha e São Cosme e São Damião às


Clique aqui e confira a programação para esta Quarta-feira Santa, 17 de abril, em Juiz de Fora e no interior da Arquidiocese.

66 visualizações0 comentário
bottom of page