O Social na Comunicação é legado do Concílio Vaticano II, destaca Padre Camilo
- Radio Catedral
- há 24 minutos
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Neste sábado (24), no dia de memória litúrgica de São Francisco de Sales, a Igreja Católica divulga a mensagem do Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026.
A mensagem do Pontífice, chamada "Preservar vozes e rostos humanos" destaca os impactos dos avanços tecnológicos no processo de comunicação.
"A humanidade hoje tem possibilidades impensáveis há apenas alguns anos. Contudo, embora essas ferramentas ofereçam eficiência e alcance, elas não podem substituir as capacidades unicamente humanas de empatia, ética e responsabilidade moral. A comunicação pública exige julgamento humano, não apenas esquemas de dados. O desafio é garantir que a humanidade continue sendo o agente orientador".
Ao refletir sobre este trecho da mensagem do Papa Leão XIV, o diretor da Rádio Catedral, padre Antônio Camilo de Paiva lembrou como o "Social" se uniu à "Comunicação' após o Concílio Vaticano II. Ouça.
Conheça a história de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e escritores
Francisco nasceu em uma família nobre, em 1567, estudou com os padres da Companhia de Jesus, com quem aprendeu vários idiomas. Apesar de ter estudado Direito, decidiu seguir a vocação religiosa e, em 18 de dezembro de 1593, foi ordenado sacerdote aos 26 anos.
São Francisco de Sales é descrito como um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. E por isso, ao longo da vida, demonstrou várias habilidades para comunicar o Evangelho a todos.
No itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Depois foi bispo em Annecy, França. Um apóstolo do amor e da misericórdia, visitava paróquias, reorganizava mosteiros, conventos e dedicava-se à pregação e catequeses para os fiéis.
Durante uma pregação em Dijon, em março de 1604, conheceu Joana Francisca de Chantal. Eles se tornaram amigos, aprofundaram a vivência do amor de Deus e fundaram, juntos, a Congregação da Visitação de Santa Maria, em 1610, em Annecy, para prestar socorro aos pobres e necessitados.
Anos mais tarde, a Congregação tornou-se Ordem Contemplativa e as monjas passaram a ser chamadas de Visitandinas. São Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1622, em Lyon, aos 55 anos. Foi beatificado em 1661 pelo Papa Alexandre VII, que também o canonizou em 1665 e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1877.
A busca pelo conhecimento e pela vivência do amor de Deus o tornou a inspiração para a fundação da Congregação Salesiana, fundada por Dom Bosco, da qual é titular e patrono. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo do que escreveu.





