top of page

Nota de pesar pelo Falecimento do Prof. José Francisco Simões

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora e da UFJF


ree


A Arquidiocese de Juiz de Fora de Fora, o Seminário Santo Antônio e todos os setores da Igreja particular, manifestam pesar pelo falecimento do eminente Professor José Francisco Simões. O corpo foi sepultado nesta sexta (15) no Cemitério da Igreja da Glória, em Juiz de Fora. Ele deixou a esposa, seis filhos, 11 netos e um bisneto.


O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, agradece a Deus “pelos imensos benefícios que ele trouxe na formação competente do pensamento cristão, seja para os seminaristas, seja para todo o povo de Deus, ao longo de seus dilatados anos de magistério e de feliz convivência. À família levamos nossos sentimentos de pesar e gratidão. Deus o receba na Glória”, escreveu ele em mensagem.


Também em nota, a UFJF se solidarizou com os familiares, amigos, colegas e ex-alunos do professor aposentado do Departamento de Filosofia, José Francisco Simões e reconhece sua inestimável contribuição ao ensino, à pesquisa e à formação intelectual no âmbito da educação superior.


Graduado em Geografia e História (1957) e em Didática (1958) pela UFJF, o professor Simões dedicou sua trajetória acadêmica à formação de inúmeras gerações de estudantes.


Entre 1968 e 1987, integrou o corpo docente da Universidade nos cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Filosofia, além de ter colaborado com o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio entre 1968 e 1977. Atuou ainda como professor na Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac), entre 1974 e 1976, e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), de 2001 a 2009.


Seus campos de atuação abrangiam Ética, com ênfase em seus fundamentos, além de Etnologia e Etnografia do Brasil e Cultura e Civilização do Extremo Oriente, com destaque para as tradições chinesa, indiana e japonesa. Detentor de sólida formação humanística, dominava oito idiomas: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Latim e Grego.


 
 
 

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page