Nossa Senhora de Lourdes, a esperança na cura e no amparo aos enfermos
- Radio Catedral
- 11 de fev.
- 3 min de leitura
Devotos celebram padroeira em paróquias de Juiz de Fora e de Pedro Teixeira. Por Rádio Catedral

Nesta terça-feira (11), a Igreja Católica celebra o título mariano de Nossa Senhora de Lourdes, a intercessora pelos doentes. E também o Dia Mundial do Enfermo, reforçando a ligação de Nossa Senhora de Lourdes com a intercessão pelos doentes e necessitados
As aparições da Virgem Maria ocorreram nas grutas de Massabielle, em Lourdes, na França, à jovem Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete em 1858. Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que lhe apresentam situações de saúde, como nos conta o pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Juiz de Fora, Padre Ivair Carolino.
"A Virgem Maria em Lourdes se apresenta a Santa Bernadete quatro anos depois da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Maria se apresenta e diz 'Eu sou a Imaculada Conceição', confirmando assim essa verdade de fé para todos nós cristãos católicos. Bernadete leva essa mensagem ao Pároco da Cidade em Lourdes e esse juntamente com toda a Igreja abraça essa verdade. Uma das aparições a qual a Igreja reconhece com louvor e desde 1858 então se celebra essa memória ao 11 de fevereiro. Em uma das aparições, Nossa Senhora pede a Bernadete para cavar o chão e ali jorrou a água a qual muitos e muitos milagres acontecem pela fé pela intercessão de Nossa Senhora milagres principalmente de curas físicas espirituais. Essas curas, desde aquela data até os dias atuais, atraem milhares e milhares de pessoas ao Santuário em Lourdes para alcançar de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, as bençãos, principalmente da saúde".
Desde então, a cidade francesa se tornou um dos mais importantes santuários marianos do mundo, atraindo milhões de peregrinos em busca de cura, conforto espiritual e renovação da fé.
Festa no Bairro Francisco Bernardino
Em 2025, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Francisco Bernardino, completa 66 anos de uma história iniciada a partir do pedido de uma mãe pela saúde da filha. Os integrantes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes contaram esta história. "E uma dessas curas foi a de Dona Berta, uma mulher que morou em Juiz de Fora e possui uma fazenda por onde passavam dormentes para a expansão da Ferrovia Central do Brasil, onde mais tarde passou a ser o bairro Francisco Bernadino. Dona Berta estava muito preocupada com a saúde de sua filha, pois ela estava grávida e corria grande risco de vida. Então Dona Berta resolveu fazer uma promessa para a Nossa Senhora de Lourdes, que mandaria construir um altar para a Virgem de Lourdes, na França, caso sua filha e seu neto ficassem bem.
Com a graça alcançada, ela ficou preocupada de não conseguir cumprir sua promessa, por isso procurou um dos párocos redentoristas. Diante disso, os padres da Paróquia da Glória decidiram construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes nas terras da fazenda. No dia 2 de junho de 1927, Don Justino, o primeiro Arcebispo de Juiz de Fora, expediu permissão para a construção da capela, que teve como modelo a Basílica de Lourdes, na França. A obra iniciou em dezembro de 1927, onde Dona Berta acompanhou tudo desde o início. Ela pediu que imagem ficasse no centro do altar, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de Bernadete. A imagem foi feita na França e está na paróquia até os dias atuais.
Em setembro de 1929, ocorreu a primeira missa na capela, com processão saindo do Jóquei Clube. Até então, a capela era atendida por padres da Paróquia da Glória. Porém, a partir de 1943, ela passou a pertencer à Paróquia Nossa da Conceição, de Benfica.
As celebrações continuam às 15h em missa com unção dos enfermos e às 19h missa solene e funcionamento de barraquinhas. A Matriz da Paróquia NS de Lourdes fica na Avenida JK 790, no bairro Francisco Bernardino.

Festa em Pedro Teixeira
Também é dia de festa em Pedro Teixeira, na Zona da Mata. A celebração da padroeira começou de madrugada e, daqui a pouco, às 12h , começa missa com unção dos enfermos na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, 160, no Centro.
Depois, às 18h, haverá missa solene. Em seguida, procissão luminosa e coroação a Nossa Senhora.
Comments