top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Nossa Senhora da Paz é celebrada em comunidade de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


Nossa Senhora da Paz é celebrada no próximo domingo, 9 de julho. A comunidade no Bairro Encosta do Sol inicia hoje a programação especial em honra à Virgem da Paz.


Nos próximos dias, serão realizados tríduo com celebrações da Palavra, seguidos de confraternização com funcionamento de barraquinhas.


Encerrando a festa no dia de Nossa Senhora (9), com procissão pelas ruas do bairro e celebração solene na capela que fica na Rua João Leite de Oliveira, 319 – Encosta do Sol.


Confira a programação completa em honra à Nossa Senhora da Paz


De 6 a 8 de julho – Tríduo


Dia 6 de julho – Quinta-feira 19h30 – Celebração Eucarística e Benção do Santíssimo *Após café oferecido pela comunidade.


Dia 7 de julho – Sexta-feira 19h30 – Celebração Eucarística e Benção do Santíssimo Logo após, funcionamento de barraquinhas


Dia 8 de julho – Sábado 18h – Chegada do quando de Maria Mãe da Igreja e das relíquias 19h – Celebração Logo após, funcionamento de barraquinha


Dia 9 de julho – Domingo – Dia de Nossa Senhora da Paz 17h30 – Celebração solene, seguida de Procissão Luminosa (levar vela para procissão) Logo após, funcionamento de barraquinha


A história de Nossa Senhora da Paz

Fonte: site Cruz Terra Santa


Nossa Senhora da Paz e seu mistério têm origem no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador. Na ocasião, uma caixa de madeira muito bonita e bem fechada foi encontrada por alguns comerciantes.


Os vendedores não conseguiram abrir a caixa nem usando ferramentas. Por isso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde tentariam novamente abri-la, já que pensavam haver um grande tesouro dentro dela.


Chegando à cidade, foram registrar o tesouro para que não o perdessem. No entanto, ao passarem na frente da Igreja da cidade, o burro empacou, se deitou no chão de onde não conseguiram tirá-lo.


Resolveram então tentar abrir a caixa novamente. Dessa vez ela se abriu com facilidade. Foi aí que o espanto tomou conta dos vendedores: eles encontraram na caixa uma imagem de Nossa Senhora da Paz segurando o Menino Jesus.


Era dia 21 de novembro. Até hoje não se sabe a origem da caixa e da imagem, nem como elas chegaram em território salvadorenho.


A origem do título de Nossa Senhora da Paz


Na época da aparição da imagem, a região estava passando por uma guerra. Porém, quando os inimigos ouviram a história de Nossa Senhora da Paz, resolveram parar as batalhas e fazer as pazes, acreditando que era um sinal de Deus.


Devido a isso a imagem recebeu o título de Nossa Senhora da Paz.


O Milagre de Nossa Senhora da Paz


Quando o vulcão Chaparrastique, que fica muito próximo da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava desceu rumo à cidade. Então, os fiéis da região levaram a imagem para a área externa da Igreja, onde iniciaram a rezar, implorando a Nossa Senhora da Paz para que os ajudasse, pois não havia mais nada que pudessem fazer para evitar tamanha catástrofe. No mesmo instante a lava mudou de direção, desviando-se da cidade. Exatamente onde a lava alterou sua direção, até hoje existe uma vila chamada Milagro de La Paz.


Imagem de Nossa Senhora da Paz


No dia em que houve o milagre da lava, todos que testemunharam o fato perceberam que a fumaça do vulcão saía no formato de uma palma. Então, esculpiram uma palma de ouro que foi colocada na mão de Nossa Senhora da Paz. Depois, fizeram um escudo nacional da República de El Salvador bordado no manto.

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page