Por Roberta Oliveira
A missa do 19º Domingo do Tempo Comum, 13 de agosto, na Catedral Metropolitana foi repleta de temas para celebrar: o Dia dos Pais, a abertura da Semana da Família e os 10 anos dos Jovens Missionários Continentais, um legado da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
“Aumentar a fé, a confiança plena em Cristo é o remédio que temos para enfrentar toda e qualquer dificuldade e tormenta”.
Estas foram as palavras do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira em uma homilia intensa sobre a coragem necessária para viver o exemplo de Cristo na sociedade atual.
Fé é confiança plena em Cristo
Dom iniciou reforçando que o Evangelho de Mateus da liturgia deste domingo narrou como Jesus socorreu os apóstolos em um momento de tormento.
Dom Gil destacou que o relato de Mateus acrescenta o pedido de São Pedro e o ensinamento de Jesus ao vê-lo titubear.
O Arcebispo reforçou que os problemas podem ocorrer a qualquer momento, mas a confiança total em Deus e em Jesus Cristo é a segurança nestes momentos.
Não ter medo de seguir em frente
Dom Gil lembrou que a orientação de Jesus para não termos medo foi repetida pelos Papa São João Paulo Segundo nas Jornadas Mundiais da Juventude e também nas JMJs pelo Papa Francisco. E é inspiração para os Jovens Missionários Continentais, um legado da Jornada no Rio de Janeiro e que comemorou nessa missa 10 anos de existência.
Famílias: Fé e coragem diante das turbulências
Dom Gil também reforçou a inspiração das palavras de Jesus diante dos percalços enfrentados pelas famílias na sociedade atualmente, como destacado em um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira pediu que os católicos rezem pela proteção às famílias e que as pessoas escolham sempre atender ao chamado de Deus.
Comments