top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Números altos: Cemig orienta sobre acidentes envolvendo eletricidade

Por Rádio Catedral


Em 2022, ocorreram 1.828 acidentes envolvendo eletricidade no Brasil, causando 686 mortes. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023 – ano base 2022, foram 132 ocorrências em Minas Gerais que resultaram em 35 óbitos.


Cesár Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lembra que Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) acredita que o número pode ser bem maior.


César Souza destacou os perigos causados por fios desencapados e de má qualidade em residências e também pelo uso de “Ts” ou benjamins, que podem levar à sobrecarga.


Segundo o estudo da Abracopel em 2022 ocorreram 874 incêndios devido à sobrecarga de energia no Brasil, resultando em 55 mortes e causando danos a propriedades residenciais, comerciais e industriais. Esse número representa um aumento de 35% em relação a 2021, quando ocorreram 590 incêndios com 47 mortes.


No feriado de 7 de setembro, um pedreiro morreu em Juiz de Fora, ao atingir a rede elétrica durante o trabalho no bairro Santa Efigênia. O técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, César Souza, destacou que os registros na área de construção civil também foram elevados em 2022.


Em Minas Gerais, foram 23 acidentes, com nove mortes, sendo que 11 ocorrências e 4 mortes no ano passado foram causadas pelo toque acidental nos cabos das distribuidoras de energia.


César Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, reforça ainda que as pessoas não devem usar o smartphones quando estiver conectado à tomada. Os incêndios costumam ser causados por superaquecimento da bateria durante o carregamento do celular.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page