top of page

Médio risco de infestação é o resultado do LIRAa de 2025 em Matias Barbosa (MG)

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral



O 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 aponta médio risco de infestação em Matias Barbosa, na Zona da Mata.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre segunda e ontem foram vistoriados 196 imóveis, incluindo residências, comércios e terrenos baldios.


Ao todo, foram encontrados seis focos do mosquito, o que representa um índice de 3,1% de imóveis com presença de larvas.


Esse resultado mantém o município em situação de médio risco para a infestação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde.


Dois focos foram encontrados nos bairros Centro e Nova Cidade, Monte Alegre e Pitangueiras, que apresentaram um foco cada. Os criadouros estavam em bebedouros de animais, baldes, frascos com plantas aquáticas, ralos e sucatas


No primeiro LIRAa do ano, em janeiro, Matias Barbosa já havia apresentado médio risco, com um índice de 1,9%. O aumento observado reforça a necessidade de intensificar os cuidados, especialmente neste período em que as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito


De acordo com os dados, até ontem, do Painel de Monitoramento das arboviroses transmitidas peloAedes aegypti, Matas Babosa tem 234 casos confirmados, 490 prováveis, DUAS mortes em investigação por dengue. um caso confirmado e 4 prováveis de chikungunya e 1 caso provável de zika


-A Prefeitura de Matias Barbosa destaca que a populaçao precisa colaborar, eliminando possíveis criadouros, evitando qualquer tipo de recipiente que possa acumular água parada.


Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page