top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Museu de Cultura Popular apresenta tradicional mostra de presépios

A mostra “Presépios”, com peças de diversas localidades do Brasil e de outros países, pode ser visitada gratuitamente no Museu de Cultura Popular até o dia 6 de janeiro.


Por Rádio Catedral

Presépio de Conchas_Nilce Bayerl Taylor_Piúma - ES.

O Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza neste mês, a sua tradicional exposição de presépios no casarão centenário do Forum da Cultura. A mostra anual, que em 2022 completa 23 edições, reúne obras brasileiras e estrangeiras que representam, em diferentes perspectivas e linguagens, o nascimento do Menino Jesus.


A exposição foi aberta na última terça-feira, dia 13, e esta edição conta com mais de 70 presépios confeccionados em múltiplas técnicas e materiais. São obras realizadas em cerâmica, madeira, palha de milho e de bananeira, vidro, conchas, bolinhas de gude e rocha vulcânica e que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores.

Presépio de caixa de fósforo e cerâmica_La Paz - Bolívia.

As peças são de procedência de diversas localidades do Brasil, como Juiz de Fora (MG), Piúma (ES), Alto do Moura - Caruaru (PE), Divinópolis (MG), Roraima, Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e Turmalina (MG). Além das obras brasileiras, a mostra conta com presépios oriundos de países como Itália, Chile, Peru, Equador e Bolívia. Todas as obras expostas são pertencentes ao acervo do Museu de Cultura Popular.


Presépio de pedra vulcânica_Ilhas Catânia - Itália.

Nesta edição os visitantes poderão conferir, também, através do acesso a QR Codes disponibilizados ao longo da exposição, informações e curiosidades sobre diversas peças e materiais utilizados em suas confecções.

A mostra “Presépios” permanece em cartaz no Museu de Cultura Popular até o dia 6 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Para grandes grupos, é necessário agendamento prévio. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook. O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1112 – Centro.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page