top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Muitas graças aos enfermos: Nossa Senhora de Lourdes é celebrada neste sábado, 11 de fevereiro

Por Fabíola Castro

*Foto: Pascom Paróquia Sra de Lourdes.

Neste sábado, 11, a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes, intercessora dos enfermos. Após essa aparição de Lourdes, na França, esse título de Nossa Senhora passou a ser invocado por fiéis de várias partes do mundo, que lhe apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.


Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes em uma gruta a uma jovem chamada Bernadete. Ela, também hoje santa, deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.


O Padre Ivair Carolino, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora, fala sobre essa devoção.


Maria, nessa aparição, pediu a conversão para os pecadores pela oração, conversão e penitência. Isso aconteceu após quatro anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, em 1854, pelo Papa Pio IX.


Neste mesmo dia, 11 de fevereiro, é celebrado Dia Mundial do Doente, já que Nossa Senhora de Lourdes é a protetora dos enfermos. Para a 31ª edição da data, neste ano de 2023, o Papa Francisco divulgou a mensagem intitulada “Trata bem dele!” A compaixão como exercício sinodal de cura, recordando a parábola do Bom Samaritano.


Padre Ivair Carolino lembra que a celebração foi instituída pelo Papa São João Paulo II.


Segundo Padre Ivair, durante todo esse mês de fevereiro, na preparação da festa da Padroeira, e neste dia festivo dedicado a ela, um pedido especial foi pelos doentes e idosos.


Neste dia festivo, a Paróquia do Bairro Francisco Bernardino, iniciou as celebrações logo cedo e ainda haverá Missas às 15h e 19h, com bênção do Santíssimo Sacramento. Além disso, a Igreja Matriz estará aberta o dia todo para oração dos fiéis.


A festividade segue neste domingo, dia 12, com a Santa Missa às 8h, e Solene Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelas ruas do bairro às 18h. Logo após, às 19h, acontece Celebração Eucarística que finaliza a festa da Padroeira.


Haverá funcionamento de barraquinhas neste sábado, 11, após as celebrações das 15h e 19h, e também neste domingo, 12.


A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Av. Juscelino Kubitscheck, 790 – Francisco Bernardino.


*Foto: Pascom Paróquia Sra de Lourdes.


Confira também:

13 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page