top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Monumento em homenagem a São José é inaugurado

por Giovane Rezende

Foto: Danielle Quinelato/Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora

A Igreja Católica vive, desde 8 de dezembro de 2020, o Ano de São José, convocado por Papa Francisco por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as festividades foram oficialmente abertas no último dia 31 de janeiro, quando foram anunciadas as atividades que vão marcar o ano temático. Nesta sexta-feira, 19, pela manhã, foi inaugurado na paróquia do Bairro Costa Carvalho o primeiro de quatro monumentos erguidos em honra a São José, em paróquias e comunidades dedicadas a este padroeiro.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participou da inauguração do marco, presidindo a Celebração Eucarística no local. Segundo Dom Gil, esse monumento simboliza a adesão da nossa Arquidiocese ao Papa Francisco, que estabeleceu este ano como Ano de São José.

Dom Gil Antônio Moreira fala sobre os outros marcos que vão ser inaugurados também na Capela São José da Rua Dom Silvério, em Juiz de Fora; na Igreja Matriz de São José na cidade de Bicas (MG) e em São José das Três Ilhas, distrito de Belmiro Braga (MG).

O pároco da igreja de São José, do bairro Costa Carvalho, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, comenta sobre a ideia da inauguração do monumento, como uma forma de manifestar a devoção ao pai adotivo de Jesus.

A Arquiteta e autora da obra, Camila de Rezende Inocêncio, explicou como foi elaborado o projeto, que tem como base três elementos.

Segundo Camila, além dos três elementos, foi pensada na jardineira e na possibilidade de que a contemplação da imagem aconteça em qualquer período do dia.

A Arquiteta e autora da obra, Camila de Rezende Inocêncio, expressou a felicidade por ter seu projeto presente também em outras igrejas de São José.

A programação arquidiocesana vai contar com celebrações especiais no dia 19 de março, Solenidade de São José, e em 1º de maio, quando é festejada a festa de São José Operário. Em agosto, na Semana da Família, o esposo de Maria será destacado como exemplo de pai que cuida material, moral e espiritualmente do filho e da esposa e, em setembro, Mês da Bíblia, vão ser realizados outros estudos sobre o seu papel na história da Salvação.

As reflexões sobre os documentos do Papa São João Paulo II, Redemptoris Custos, e do Papa Francisco, Patris Corde, que vão balizar o estudo da vida de São José neste ano dedicado, vão acontecer, respectivamente, nos dias 24 de fevereiro, de 19h30 às 21h, e 17 de março, no mesmo horário, no formato on-line.

Em novembro, Mês Arquidiocesano do Dízimo, a figura do Patrono Universal da Igreja vai ter destaque enquanto modelo iluminador de um fiel hebreu que cumpriu seus compromissos de fé na oferta provinda de seu trabalho de carpinteiro. Dom Gil Antônio Moreira fala sobre esta programação.

O pároco da igreja de São José, do bairro Costa Carvalho, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, destaca também a programação especial realizada pela paróquia, sempre nos dias 19 de cada mês.

Padre Pierre faz uma reflexão sobre o modelo que representa São José para a nossa fé Cristã.

Confira as fotos:




57 visualizações0 comentário
bottom of page