top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Missal Romano e eleições são destaques da 2ª Reunião do Clero em 2023

Por Roberta Oliveira


Nesta semana, a segunda Reunião do Clero de 2023 foi realizada no Edifício Christus Lumen Gentium, na Cúria Metropolitana. Padres e diáconos passaram por uma formação, discutiram as pautas e temas importantes para as atividades da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Na parte da manhã, houve uma formação sobre a importância do Missal Romano e as particularidades da 3ª edição do Missal Romano. O Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, que atuou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Na parte da tarde, foram realizadas as eleições para Diretoria e Conselho do Fundo Auxilio Sacerdotal (FAS), coordenado pelo Vigário Judicial, Padre Geraldo Luiz Alves Silva, foi realizado por aclamação. Uma única chapa foi apresentada e eleita. Confira abaixo os eleitos


Além disso, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, também comunicou que a primeira festa de Maria, Mãe de Igreja será no final deste mês, com participação de toda a Província Eclesiástica. A celebração será no dia 29 de maio, na Catedral, às 12h.


A próxima Reunião do Clero está prevista para 4 de agosto, quando é celebrado o Dia do Padre.


Momento de caminhada sinodal, destaca Dom Gil


Entre os assuntos abordados, estiveram as Visitas Pastorais, a elevação a paróquia Sagrado Coração de Jesus à Santuário, a programação do Ano Mariano e vocacional, a festa de Santo Antônio, além da prestação de contas do Economato, como analisou o Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira.


Dom Gil destacou a importância da formação sobre o Novo Missal Romano, em palestra ministrada pelo Padre Leonardo Pinheiro durante a reunião.

O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira comemorou o espírito de caminhada conjunta manifestada pelo clero nos debates deste encontro.



A 3ª edição do Missal Romano


O Padre Leonardo Pinheiro falou sobre a terceira edição do Missal Romano e que passará a ser utilizado ainda neste ano nas paróquias.


O texto foi aprovado em 2022 na Assembleia dos Bispos do Brasil e teve a autorização para uso concedida pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 17 de março.


E no dia da Anunciação, a 3ª edição do Missal Romano foi promulgada pela CNBB. Padre Leonardo falou sobre as formações para apresentar as características desta edição.



Confira os nomes dos eleitos:


Diretoria do FAS

Pe. Carlos Alberto Moreira

Pe. Elton Adriane de Oliveira

Pe. Jorge Luis Duarte

Pe. Miguel Souza Lima Campos


Conselho

Pe. Felipe de Castro Costa

Pe. José Crispim Filho

Pe. Nei Angelo Furtado Moura


Suplentes do Conselho

Pe. Alex Francisco da Silva

Pe. Cláudio Machado

Pe. Gil Condé da Silva

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page