top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Missa Solene na Catedral marca encerramento do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora

Na mesma Celebração os seminaristas Jadaí Leandro Alves e Milton César de Assis receberão os Ministérios de Acólito e Leitor.


Por Fabíola Castro


Neste domingo, 20 de novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei e o encerramento do Ano Litúrgico. Ao mesmo tempo, a Arquidiocese de Juiz de Fora, encerra os trabalhos do II Sínodo Arquidiocesano com a Missa Solene na Catedral Metropolitana, às 15h.


O Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira divulgará uma mensagem de conclusão da caminhada sinodal e fará uma série de nomeações relacionadas ao processo de reestruturação pastoral indicado na segunda fase do Sínodo. Serão indicados os novos vigários forâneos e os nomes dos padres assessores de pastorais, movimentos, grupos e associações de nossa Igreja Particular.


O II Sínodo teve início litúrgico em 28 de outubro de 2019, quando foram apresentados aos fiéis o hino, a oração e a logomarca. A abertura oficial dos trabalhos aconteceu em 7 de dezembro do mesmo ano com lema “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27).


Já no início do ano de 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19 e o planejamento da Coordenação Ampliada do Sínodo teve que ser ajustado. Sem a possibilidade de encontros presenciais, as reuniões entre o Clero e os missionários sinodais passaram a ser de forma virtual, como relata o Vigário Episcopal para o Mundo da Caridade e que faz parte da comissão sinodal, Padre Geraldo Dondici Vieira.


Apesar da pandemia, com os trabalhos em curso, a segunda fase do Sínodo começou em outubro de 2021 e os impactos do novo coronavírus foram amplamente discutidos.


Pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a vivência das paróquias em diversos aspectos foram realizadas nas 37 cidades que compõem a Arquidiocese e com o que foi apurado será produzido o Documento Sinodal. O texto, que deve ser publicado em fevereiro de 2023 - no aniversário de 99 anos da Diocese de Juiz de Fora - trará uma análise das conquistas desde a celebração do I Sínodo, encerrado em 2011, e apontará os próximos passos a serem dados pela Igreja Particular de Juiz de Fora.


Instituição dos Ministérios de Acólito e Leitor


Na mesma Celebração de encerramento do Sínodo, os seminaristas Jadaí Leandro Alves e Milton César de Assis serão instituídos nos Ministérios de Acólito e Leitor. Este passo na caminhada formativa dos jovens futuros padres, precede as ordenações diaconal e sacerdotal.


Jadaí fala da grande graça que corresponde esta etapa na caminhada do seminarista.

Com a mesma expectativa, o seminarista Milton César também diz que estes ministérios são sinal da graça de Deus.


Todo o Povo de Deus é convidado para a Santa Eucaristia neste domingo, dia 20, na Catedral de Juiz de Fora, às 15h. Para quem não puder estar presente, haverá a transmissão ao vivo pela Rádio Catedral FM 102.3 e pelas sociais da WebTV “A Voz Católica”.




20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page