top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Metas de Ano Novo: como planejá-las para evitar frustrações? Psicóloga explica

A cada fim de ano fazemos planos, mas, se não conseguimos realizar como fica? Frustração, sentimento de não ser capaz ou as metas precisam ser renovadas e tentar novamente?

 

Por Fabíola Castro

*Imagem: Freepik.

Final do ano é época de reflexão para muita gente, de fazer análises daquele que passou e renovar ou fazer novas metas. Fazer uma lista com tudo aquilo que se deseja conquistar para começar o ano bem é uma boa iniciativa? Pode ser! Mas, para conseguir realizá-las, elas precisam ser realistas. Determinar prazos e estabelecer o passo a passo para conquistar o seu objetivo é uma boa atitude para se manter no caminho.


A professora do curso de Psicologia da Estácio, Anna Paula Gomes, em entrevista para o quadro "Berndita Saúde" desta quinta-feira (14), falou sobre esse bem-estar que vem com a conquista das novas metas e o que fazer, como agir, quando isso não for possível.


Confira:


O que é o bem-estar neste sentido de cumprirmos metas, principalmente neste tempo de fim de ano em que muitas pessoas fazem listas de resoluções para o Ano Novo, mas frequentemente essas metas são abandonadas ao longo do caminho. Como podemos criar listas mais realistas e que realmente contribuam para o nosso bem-estar?



É preciso então um olhar mais realista sobre as metas? Seria isso?



Em termos psicológicos, qual é o impacto de definir metas alcançáveis em comparação com metas extremamente desafiadoras? Como podemos encontrar um equilíbrio que seja motivador, mas também factível?



Algumas pessoas sentem pressão e até ansiedade ao pensar em cumprir suas resoluções de Ano Novo. Como lidar com essa pressão e transformar a definição de metas em algo mais leve e positivo?



No decorrer do ano, podem surgir imprevistos que atrapalham o cumprimento das metas. Como podemos adaptar nossas listas de Ano Novo diante das mudanças e continuar focados no que realmente importa?



Qual conselho você daria para os ouvintes que desejam fazer listas de Ano Novo de maneira mais consciente e eficaz para promover o seu bem-estar ao longo do ano?



Então, por fim, fazer uma revisão e naquilo que já foi conquistado continuar, seguir dali, nas possibilidades e, se for necessário, pedir ajuda, buscar auxílio?




Então, focar em uma meta realizável e depois ir seguindo na busca de novas conquistas. Muitos objetivos diferentes podem fazer com que você perca o foco e não consiga realizar nada. Por isso, de pouquinho em pouquinho vamos realizando. Das pequenas até chegar naquelas metas maiores.


Que possamos fazer essa análise do nosso ano que passou e buscar o novo para 2024 com muita esperança e perverança!


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page