Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira
Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, faz 30 anos que o juiz-forano Itamar Augusto Cautiero Franco tornava-se Presidente da República do Brasil, no ano de 1992. Em celebração à data, a casa que preserva todo o acervo do presidente, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, em Juiz de Fora, lança o selo comemorativo pelos 30 anos da posse, que passa a compor a fachada do prédio. Ao longo desta semana na instituição houve ainda projeções com imagens do político durante seus 733 dias de governo. O curador do Memorial Itamar Franco, Mauro Morais, explica sobre o selo comemorativo.
Segundo Mauro Morais, no decorrer de 2023, o espaço gerido pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentará uma série de eventos para debater e refletir sobre o legado da gestão do Presidente Itamar Franco.
O curador Mauro Morais destaca que o Memorial Itamar Franco celebrando os 30 anos de sua posse como presidente do Brasil vem resgatar a memória das ações deste juiz-forano enquanto chefe da nação.
Mauro Morais fala dos dias e horários que a população pode visitar o Memorial.
O Memorial Itamar Franco fica na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro de Juiz de Fora.
Exposição
A exposição “Excelentíssimo Presidente – Cartas a Itamar Franco (1992-1994)” será inaugurada em janeiro. A mostra reunirá mais de três mil cartas enviadas por cidadãos a Itamar durante seus dois anos de governo. No total, o Memorial preserva cerca de 60 mil missivas, num retrato complexo e múltiplo daquele instante no país.
Itamar Franco
Itamar Franco foi eleito vice-presidente na chapa de Fernando Collor de Mello em 17 de dezembro de 1889, na primeira eleição direta após o regime cívico-militar que perdurou de 1964 a 1988 no Brasil. Alvo de uma série de denúncias de corrupção, Collor foi afastado e seu vice Itamar assumiu a presidência interinamente em 2 de outubro de 1992. O processo, que resultou no impeachment de Collor e levou Itamar à presidência, se encerrou exatos 20 dias após a morte da mãe do juiz-forano, dona Itália.
Comments