Megaoperação combate quadrilha que movimentou R$ 30 milhões na Zona da Mata em um ano
- Radio Catedral

- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Uma megaoperação da Polícia Civil realizada nesta quarta-feira, dia 12, desarticulou uma rede criminosa especializada no furto e na revenda de fios de cobre. A segunda fase da Operação Cyprium aconteceu em oito cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, e resultou na prisão de pelo menos 14 pessoas, como explica o delegado Márcio Rocha.
Segundo as investigações, o grupo movimentou mais de 30 milhões de reais nos últimos anos e é considerado o maior da região de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. De acordo com a Polícia Civil, só no ano passado o grupo foi responsável por mais de 1.400 furtos na região. Em apenas dois meses, o grupo movimentou cerca de 3 milhões de reais em Juiz de Fora.
Durante a operação, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão. Só em Juiz de Fora, 11 pessoas foram presas. Houve ainda prisões em Vitória da Conquista, na Bahia, e em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, conforme detalha o delegado.
O esquema envolvia funcionários e ex-funcionários de empresas de telefonia e internet, que usavam uniformes e ordens de serviço falsas para disfarçar os furtos. O material roubado em cidades como Viçosa, Ubá, Cataguases e Visconde do Rio Branco era enviado para empresas de sucata no Rio de Janeiro e de fios na Bahia, como explica Márcio Rocha.
Na primeira etapa, em setembro, mais de uma tonelada de fios de cobre e três veículos foram apreendidos. Na ocasião, o dono de um ferro-velho de Juiz de Fora, apontado como chefe do esquema na Zona da Mata, foi preso em flagrante. Nas redes sociais, ele ostentava viagens e carros de luxo.









Comentários