Manjedoura é o altar onde o Menino Jesus revela que a vida inteira será entrega e comunhão: Pe. Elissandro comenta o significado do Natal
- Silvia Carvalho
- há 10 minutos
- 2 min de leitura
Rádio Catedral

O significado da palavra “Natal” vem do latim, do adjetivo natalis, “algo relativo ao nascimento”, que, por sua vez, deriva do particípio perfeito natus, do verbo nasci “nascer”.
A Solenidade do Natal é a única festa que podia ser celebrada com quatro Missas próprias: véspera, noite, amanhecer e dia. Os textos dessa solenidade são os mesmos para os três Anos Litúrgicos. Trata-se de uma escolha que visa aprofundar e valorizar, quase em câmara lenta, o Acontecimento que mudou o curso da história: Deus se fez homem!
As primeiras referências à festividade do Natal cristão datam da primeira metade do século QUATRO, quando a primeira menção histórica à celebração da Natividade de Cristo se encontra no ano 336, conforme especifica o mais antigo Calendário cristão que chegou até hoje, escrito em 354 pelo calígrafo do Papa Dâmaso. A escolha do dia 25 de dezembro pode ter influência do texto do profeta Malaquias, que chama o Cristo, que nasceria daquela que deve dar à luz em Belém, com o nome do “Sol da Justiça” (3, 20). Assim, temos a identificação da data de 25 de dezembro, quando era celebrada a festa pagã do sol, como o dia do nascimento do Menino Jesus.
Padre José Elissandro de Santana, sss, reitor do Santuário Eucarístico Arquidiocesano Cenáculo São João Evangelista, lembra que o significado do Natal é a humildade do filho de Deus, que será entregue pela salvação da humanidade.
Quinta-feira é o dia em que a Igreja celebra a Eucaristia. Neste ano, também é a data da festa de nascimento de Jesus. Padre Elissandro destaca a relação entre o Natal e a instituição da Eucaristia, 33 anos depois, pelo menino que nasceu na manjedoura.
Padre Elissandro lembra que o Natal é o ponto de partida do sacrifício de Jesus pela humanidade, conforme a vontade de Deus. Nascimento e comunhão se entrelaçam em uma história de esperança.
Padre José Elissandro de Santana, sss, reitor do Santuário Eucarístico Arquidiocesano Cenáculo São João Evangelista, reitera que o Natal e a Eucaristia são um convite para ter a presença de Jesus conosco.








Comentários