top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Malefícios do cigarro e benefícios de parar de fumar

Por Fabíola Castro

Imagem da internet.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 31 de maio o "Dia Mundial sem Tabaco" e neste ano a campanha tem como tema "Comprometa-se a parar de fumar”, visando promover uma mobilização global para combater o tabagismo. É preciso sensibilizar as pessoas de que fumar faz mal à saúde e que deixar de fazê-lo ou nem começar, é fundamental para a saúde.


A Assistente Social do Secoptt – o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo em Juiz de Fora, Sandra Tolomelli, que também é Referência Técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no município, fala em entrevista, sobre os malefícios do cigarro, assim como os benefícios de parar de fumar. Além de explicar como as pessoas podem ter acesso ao serviço que auxilia aquelas pessoas que desejam largar o vício do cigarro.


Confira:


Quais são os danos para a saúde de quem fuma?


Para o tabagismo não existe um momento certo para parar. Quanto mais cedo melhor, maiores são as chances de a pessoa não adoecer? Mas, mesmo aquelas pessoas que fumam por longos anos, por uma vida inteira, é sempre tempo de parar?


O tabagismo atinge mais que idade?


Quais são os benefícios de parar de fumar?


Além dos benefícios para a saúde do indivíduo ao parar de fumar, em outros aspectos também se observa melhoras?


O tabagismo gera alguns tipos diferentes de dependência, a física, comportamental e também psicológica?


Qual a importância da conscientização de que o ato de fumar é prejudicial em vários sentidos para a vida da pessoa?


Aqueles que desejam parar de fumar podem procurar ajuda e em Juiz de Fora há um serviço que auxilia nesse tratamento?


O trabalho no Secoptt continua mesmo com a pandemia?


O acompanhamento é feito por qual período? É preciso também um acompanhamento para prevenção de recaídas?


Considerações finais.


Telefone de contato do Secoptt – Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo, no PAM Marechal, em Juiz de Fora: (32) 3690-7714. Os interessados em receber auxílio para parar de fumar podem procurar informações também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros.



Outros tipos de cigarro, além do convencional:


Cigarro eletrônico - É proibido no Brasil. Tem nicotina e causa dependência. O fato de ser recarregável por energia elétrica representa risco de queima dos lábios.


Cigarro de palha - Erroneamente é conhecido por cigarro ecológico, mas tem de três a quatro vezes mais nicotina do que o cigarro convencional e causa dependência;


Narguilés - Trata-se de um cachimbo d'água. O fabricante oferece o produto com sabores variados. A fumaça passa primeiro pela água. Os jovens o utilizam em grupos. A mangueirinha passa de boca em boca. Uma sessão dura em média quatro horas. Nesse período é consumido, em média, o correspondente a cem cigarros convencionais.

14 visualizações0 comentário
bottom of page