Por Fabíola Castro
A Prefeitura de Juiz de Fora abriu nesta sexta-feira, 19, o período de inscrições de mais dois editais do Programa Cultural Murilo Mendes, o “Murilão” e o “Quilombagens”. Artistas, produtoras e produtores interessados em concorrer ao financiamento cultural do município, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), devem estar inscritos, primeiramente, no Cadastro Municipal de Agentes Culturais de Juiz de Fora (CAD Cultural).
A supervisora do Programa Cultural Murilo Mendes, Fernanda Amaral, explica sobre os dois editais.
Os editais completos podem ser acessados no site do Programa Cultural Murilo Mendes. As inscrições irão até o dia 4 de setembro. No caso de menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal no ato da inscrição.
No Edital Murilão o objetivo é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos agentes culturais do município. O investimento total é de R$ 1 milhão e 100 mil.
Já o Edital Quilombagens, busca fomentar ações e iniciativas culturais, em sua diversidade, promovidas por agentes culturais do município e que estejam diretamente relacionados com a valorização da cultura negra e de sua ancestralidade. O investimento total é de R$ 536 mil.
A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá em duas etapas. A primeira é a análise da inscrição, com a conferência da documentação apresentada. Caberá recurso, caso haja documentação faltante ou incorreta. Na fase seguinte, os projetos serão avaliados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Comic).
Na edição 2022 do Programa Cultural Murilo Mendes, além do “Murilão” e do “Quilombagens”, já foram lançados os editais “Cultura da/na Quebrada" e “Esparrama”.
Comments