Mais de 5 mil brasileiros podem ter título de eleitor cancelado
- Radio Catedral
- há 4 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com informações da Agência Brasil

Quem ainda tem pendências com a Justiça Eleitoral tem até a próxima segunda-feira, dia 19, para resolver a situação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de cinco milhões de brasileiros correm o risco de ter o título cancelado. Desde março, mais de 111 mil pessoas já procuraram a Justiça Eleitoral para se regularizar. Mas ainda há muita gente com pendências. É considerado eleitor faltoso quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa nos três últimos turnos eleitorais, sejam eles regulares ou suplementares.
O título cancelado traz uma série de restrições. Quem estiver irregular pode perder o direito de votar, não consegue tirar passaporte, não pode se matricular em instituições públicas de ensino, nem tomar posse em concurso público.
O cancelamento não vale para os chamados eleitores facultativos — como os maiores de 70 anos, menores de 18, pessoas não alfabetizadas e também quem tem deficiência que dificulte o voto.
Para saber se está em dia com a Justiça Eleitoral, é só acessar os sites do TSE (tse.gov.br) ou dos TREs. O serviço é gratuito e só deve ser feito por meio de canais oficiais.
Caso haja débitos, o eleitor pode regularizar tudo pelo site, pelo aplicativo e-Título, ou presencialmente no cartório eleitoral, com documento com foto e comprovantes, caso tenha.
Comments