Mais de 40 mil estudantes fazem provas do PISM 2026 da UFJF neste final de semana
- Silvia Carvalho
- há 1 hora
- 5 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora será aplicado neste fim de semana, dias 6 e 7, reunindo mais de 45 mil estudantes em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Três Rios e Petrópolis.
Só em Juiz de Fora, são esperados cerca de 23 mil candidatos, o que deve aumentar o movimento na cidade já a partir desta sexta-feira, com impacto no trânsito, no transporte e no comércio. A UFJF reforça que todos os participantes devem conferir o local de prova no comprovante definitivo e programar o deslocamento com antecedência.
Ao todo, serão 103 locais de aplicação distribuídos entre as cidades participantes, mais de 40 em Juiz de Fora. Os portões abrem ao meio-dia e fecham impreterivelmente às 13h. A orientação é que os candidatos não confiem apenas em aplicativos de localização, como Google Maps e Waze, devido ao trânsito intensificado nos dias do exame.
O campus da UFJF, em Juiz de Fora, concentrará mais de 7 mil candidatos. Para receber esse público, foi montado um esquema especial de trânsito, reforço no transporte coletivo e equipes de apoio espalhadas por pontos estratégicos. Candidatos que solicitaram atendimento especial farão provas no Instituto de Ciências Humanas, no campus de Juiz de Fora.
Para realizar a prova, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, como carteira de identidade, CNH, passaporte ou carteira de trabalho, tanto na versão física quanto nas versões digitais acessadas exclusivamente pelos aplicativos oficiais ou pelo site Gov.br. Não são aceitas cópias autenticadas, imagens digitalizadas ou capturas de tela. Quem tiver perdido o documento poderá realizar a prova mediante boletim de ocorrência emitido há, no máximo, 30 dias, além de identificação especial no local. Em casos de perda do documento no trajeto até a prova, será aceito boletim de ocorrência online, acompanhado igualmente da identificação especial.
A UFJF orienta que os candidatos utilizem roupas confortáveis e destaca que o celular é permitido, desde que desligado e entregue ao fiscal em embalagem fornecida pela organização. Todos os objetos pessoais, incluindo eletrônicos, chaves e carteiras, devem permanecer guardados durante a prova. A avaliação deve ser feita com caneta azul ou preta de material transparente, como destaca o coordenador da COPESE, Diogo Tourino.
Também é permitido levar alimentos, álcool em gel transparente sem rótulo, garrafa de água transparente sem rótulo e medicamentos necessários. É proibido o uso de lápis, borracha, lapiseira, livros, anotações, calculadoras, relógios, tablets, aparelhos de mp3 e qualquer dispositivo eletrônico capaz de transmitir ou armazenar dados. Candidatos com cabelos compridos devem mantê-los presos, deixando as orelhas visíveis.
Os sabatistas devem comparecer ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos, permanecendo em sala até o início da aplicação. No sábado, a prova deste grupo será realizada após o pôr do sol, das 18h30 às 22h30, com prorrogação até 23h30 para quem possui dilação de tempo. A aplicação será exclusiva na Faculdade de Letras do campus da UFJF.
O Pism é composto por três módulos, aplicados ao final de cada ano do Ensino Médio. Nos módulos 1 e 2, os candidatos realizam no sábado provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química; no domingo, respondem às questões de Literaturas, Biologia, Física e História.
Já o módulo 3 tem estrutura diferenciada e maior peso na seleção. No sábado, os participantes fazem as provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além das discursivas específicas da área de conhecimento do curso escolhido. No domingo, respondem às objetivas de Física, Química, Geografia e História, junto às discursivas específicas da área. As áreas disponíveis para o módulo 3 são Economia e Administração, Exatas, Humanas e Saúde.
Metade das vagas da UFJF é disponibilizada por meio do PISM, como explica a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes.
Trânsito e linhas de ônibus
Para garantir melhor circulação e acesso aos locais de prova, A Secretaria de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora preparou um esquema especial no trânsito e no transporte coletivo. No sábado e no domingo, 25 ônibus extras vão circular, reforçando as linhas que atendem o campus da UFJF e outras instituições onde haverá prova, como as faculdades de Medicina, Fisioterapia, Doctum e Suprema. No domingo, o transporte público será gratuito.
No entorno do campus da UFJF, algumas vias terão o sentido modificado para facilitar o ordenamento do fluxo. Um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva funcionará em mão única, da Rua Lauro Téles Mesquita até a rotatória do Portão Norte da universidade. Já a Rua José Lourenço Kelmer terá mão única no trecho que vai da rotatória até o cruzamento com a Via São Pedro. A Rua Lauro Téles Mesquita terá sentido invertido, facilitando o acesso ao campus. A orientação é que motoristas que não tenham como destino os locais de prova evitem circular pela região. Painéis e o aplicativo Waze já emitem alertas sobre as mudanças.
O reforço no transporte coletivo inclui horários ampliados e linhas especiais. A linha 180 Universidade começará a circular às 6h, saindo da Avenida Getúlio Vargas, número 251. A linha 570 Faculdade de Medicina atenderá as faculdades de Medicina, Fisioterapia e Doctum, com saídas a partir das 8h. Entre 10h e 11h20, período de maior fluxo, haverá reforço adicional para garantir que os estudantes cheguem antes do fechamento dos portões. O retorno após as provas terá início às 15h30. A linha 555 Universidade, que acessa o campus pelo Portão Norte, terá viagens a partir das 10h, também com retorno às 15h30. A linha especial 280 Suprema Centro terá partidas às 11h e às 11h15, com retorno às 17h45.
Para quem sai dos bairros, haverá atendimento ampliado nas linhas diretas para o campus e para a Avenida Eugênio do Nascimento.
Para quem sai de bairros com linhas diretas para o campus ou para a Avenida Eugênio do Nascimento, os horários serão os seguintes: linha 170 Zona Nordeste UFJF, saída de Filgueiras às 10h e retorno às 17h45; linha 190 Zona Sul UFJF, saída do Sagrado Coração às 10h10 e retorno às 17h45; linha 655 IF Sudeste UFJF, saída do Esplanada às 10h30 e retorno às 17h45; e linha 755 Zona Norte UFJF, saídas do Santa Lúcia às 9h45 e 10h10, com retornos às 17h e 17h45. As linhas 170 e 755 seguirão inicialmente para o campus, enquanto as demais também atenderão as faculdades de Medicina, Fisioterapia e Doctum.
Estacionamento no Campus da UFJF
Durante os dois dias de aplicação das provas, o anel viário do campus estará liberado para estacionamento, exceto nas áreas reservadas para pontos de ônibus e nos locais de embarque e desembarque, tanto os já existentes quanto aqueles especialmente demarcados pela Coordenação de Segurança.
Também estarão disponíveis os estacionamentos da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, da Faculdade de Educação, do platô localizado acima do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Reitoria e da Praça Cívica (Concha Acústica), que receberá carros, vans e ônibus urbanos e intermunicipais. O Centro de Biologia da Reprodução (CBR) contará com o estacionamento destinado a motocicletas. Na Faculdade de Engenharia, todos os estacionamentos situados após a secretaria estarão liberados. Além disso, poderão ser utilizados os estacionamentos localizados atrás do Critt e os estacionamentos do Centro de Ciências.
Locais de prova em JF








