Mais de 100 mm de chuva causam alagamentos no Centro e Zona Norte de Juiz de Fora
- Radio Catedral
- há 6 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Choveu muito em Juiz de Fora na noite de terça-feira (3). Em 1h, enter 20h e 21h, conforme a Prefeitura divulgou nas redes sociais, foram registrados 72,74 mm no Centro; 34 mm no Monte Castelo; 31,17 mm no Graminha; 31 mm no Ipiranga e 30 no NS de Lourdes.
Conforme a sala de situação, entre as noites de segunda (2) e terça (3), o acumulado de chuva foi de 133,75 mm no Bairro Distrito Industrial (Região Norte) – o que equivale a 80% do total esperado para o mês de fevereiro; 103,81 mm no Centro; 101,38 m no Chapéu D'Uvas (Região Norte); 87,8 mm no Igrejinha e 84,19 mm no Monte Castelo
O motivo foi a formação inesperada de um sistema de chuva que inicialmente afetou o Centro.
Por causa de alagamento, o trânsito foi fechado na rua Benjamin Guimarães, no bairro Democrata. Após a pancada de chuva, equipes de limpeza foram ao local.
As águas também subiram na região do córrego Independência, afetando a Rua Moraes e Castro na altura da Barão de São Marcelino. Houve a alagamento na região do Largo do Riachuelo, que alcançou a Rua Batista de Oliveira, próximo às esquinas com a Fonseca Hermes e a Floriano Peixoto. O trânsito de veículos foi fechado por agentes de trânsito no trecho da Rua Floriano Peixoto entre as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino, interrompendo o acesso ao viaduto Roza Cabinda.
O mergulhão foi interditado por precaução, as linhas de ônibus foram desviadas para a Avenida Brasil e o trânsito nas três pistas só foi liberado por votla de 2h30 de quarta (4)
Depois da pancada forte no Centro, a chuva foi para a Zona Norte. A Sala de Situação monitorou o córrego Humaitá, no Bairro Industrial, que atingiu patamar de atenção. Houve pontos de alagamento na avenida JK, na altura do cruzamento com a rua Simeão de Faria. Nestes locais, as águas baixaram depois das 10h30 da noite.
Bombeiros
Os Bombeiros informaram que foram registradas duas ocorrências: um corte de árvore caída na rua no Morro da Glória; acompanhamento do alagamento do Mergulhão, sem intercorrências e uma acionamento para vítima de veículo alagado na Avenida dos Andradas, no entanto, não procedeu, porque não havia veículo no local.
Alertas do Cemaden e do Inmet
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), chama a atenção para o cenário de riscos de eventos geo-hidrológicos, considerando moderada a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em áreas da região de Juiz de Fora para esta quarta (4).
Juiz de Fora, parte da Zona da Mata e cidades do Campo das Vertentes estão sob alerta laranja de perigo de tempestade, vigorando até às 23h59. Volume entre 30 e 60 mm/h ou até 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de emergência, Defesa Civil, no 199 e Bombeiros, no 193.





